A banda curitibana Lenhadores da Antártida foi escolhida em concurso disputadíssimo para abrir o show comemorativo no Rio de Janeiro de um dos grandes nomes do rock nacional, Capital Inicial. A turnê 4.0 celebra as quatro décadas de história do grupo brasiliense. Em entrevista à jornalista Luísa Mainardes no Estúdio Bem Paraná, Ricardo Passos (voz principal, violão, guitarra, gaita e piano), Thomas Kossar (guitarra solo, lap steel e bandolim) e Renato Rigon (voz, baixo acústico e baixo elétrico) falaram sobre essa vitória, novas músicas, planos, inspiração e muito mais.

A apresentação com a participação da Lenhadores acontece em 11 de novembro, no Qualistage. Mais de dois mil grupos de todo o Brasil participaram da competição batizada de Concurso de Bandas 4.0 – espaço aberto apenas para bandas brasileiras independentes, sem vínculos com gravadoras, selos ou distribuidoras, com trabalho autoral no repertório e experiência tocando ao vivo.

Após triagem, júris técnico e artístico, seis foram escolhidas pelo Capital Inicial para a etapa final, com votação popular pelo site oficial. Mais de 120 mil votos definiram as três vencedoras que serão recebidas em cidades diferentes por Dinho Ouro Preto, Yves Passarell, Fê e Flávio Lemos.

Fundada no início de 2011 por Passos, a Lenhadores da Antártida tem influências do rock tradicional, indie rock e folk.

O grupo é conhecido na cena cultural da capital paranaense, com apresentações frequentes nas principais casas e festivais.

Ficha técnica

Coordenação: Josianne Ritz

Produção: Josianne Ritz e Luísa Mainardes

Apresentação: Luísa Mainardes

Operação: Franklin de Freitas

Edição: Luísa Mainardes