Capas_BemNaPauta (1) (3)
Foto: Divulgação

Com dois anos recém-completados na Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Marco Marcondes (PSD) confirmou em entrevista ao Bem Paraná que é pré-candidato à reeleição nas eleições 2024. O nome do prefeito é preterido pelo governador Ratinho Jr. (PSD) para comandar o município nos próximos quatro anos.

Com aprovação na casa dos 70% nas últimas pesquisas de opinião, o cenário que se desenha parece otimista para o atual prefeito. Em conversa com o Bem Paraná, Marcondes destacou alguns dos investimentos feitos pela prefeitura ao longo dos seus dois anos de mandato. Um deles sendo a viabilização de um hospital em Fazenda Rio Grande, demanda já antiga da população local.

“O nosso povo sente muita falta de um hospital. Atualmente é preciso procurar por outros hospitais na Região Metropolitana de Curitiba para fazer os tratamentos. Ali serão feitas cirurgias de baixa e média complexidade. No final de abril, iremos inaugurar com mais 80 leitos especializados. Um hospital com capacidade para mais de 10 mil atendimentos e 500 cirurgias mensais”

Na visão do prefeito, a viabilização do hospital é um marco histórico em Fazenda Rio Grande. A obra é aguardada pela população desde a fundação da cidade, que fez 34 anos em janeiro deste ano. A pouca idade do município, de acordo com Marcondes, faz com que a gestão se torne mais desafiadora.

“É o município que mais cresceu no Paraná nos últimos anos, o segundo que mais cresceu no Brasil e nós temos pela frente desafios enormes, principalmente tirar o estigma de cidade dormitório. Nós estamos trabalhando numa atração de novos investimentos para geração de emprego de uma forma muito forte e temos uma equipe muito qualificada”

Vinda da LG ao Paraná

No final de fevereiro, foi confirmado que a multinacional sul-coreana LG Electronics escolheu o Paraná como local para a instalação da sua segunda fábrica no Brasil. Presente na maior parte do mundo, a LG Electronics conta com uma força de trabalho internacional de mais de 75 mil empregados. Os inovadores produtos vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de áudio, ar-condicionado, entre outros produtos.

“Foi um processo que nós trabalhamos muito desde maio do ano passado. Um grande investimento! É uma das maiores empresas do mundo, que vêm para gerar milhares de empregos aos nossos fazendenses e isso me deixa muito feliz! Eu quero e em um curto espaço de tempo menos pessoas transitando. Mais pessoas trabalhando e morando em Fazenda”

O prefeito ainda falou mais sobre a importância da geração de empregos em Fazenda Rio Grande: “eu quero que essas pessoas tenham cada vez mais oportunidades de emprego e renda na nossa cidade, outras empresas estão vindo”.

Investimento histórico na educação

Com quase 18 mil alunos na rede municipal de ensino, Fazenda Rio Grande tem a população mais jovem de todo o Paraná, além de ter crescido de forma exponencial nos últimos anos. O prefeito Marco Marcondes ressalta que apesar dos desafios, a prefeitura conseguiu proporcionar um investimento histórico na educação.

“Nós vamos fechar até o final desse ano, 110 novas salas de aula entregues. Também fiz a contratação de 110 novos professores. Nós estamos disponibilizando kits de material escolar a todos os alunos. Sapato mochila, merenda de qualidade. Nós queremos nossas crianças de barriga cheia e estudando. Além disso, tivemos um aumento salarial histórico aos nossos professores”

Censo e Fundo de Participação dos Municípios

Outro tópico da entrevista foi o Censo 2022. Um dos primeiros desafios da gestão do prefeito Marco Marcondes. Isto porque, das 148 mil pessoas que moram em Fazenda Rio Grande, quase 90 mil responderam ao IBGE. Cálculos extraoficiais calculam uma defasagem de aproximadamente 50 mil habitantes.

O resultado do trabalho desenvolvido pelos recenseadores do IBGE é essencial já que determina o volume de recursos a serem repassados para Fazenda Rio Grande pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na entrevista, o prefeito falou sobre o assunto.

“Agora no ano de 2024 que nós receberemos o ano cheio em cima da nova população. Tínhamos recebido o fundo de participação em cima de 103000 pessoas. Então nós tínhamos quase 50 mil pessoas para nós proporcionarmos investimentos sem receber repasses do Fundo de Participação em cima dessa população, o que dificulta muito a nossa administração”

Combate a dengue

O Brasil ultrapassou na última quinta-feira (29/2) cerca de 1 milhão de casos de dengue. Até o momento, já foram notificados quase 160 mil casos da doença no Paraná. Sobre o assunto em Fazenda Rio Grande, o prefeito reforçou que o município trabalha na prevenção.

“Eu determinei que a equipe do meio ambiente, junto com a equipe da saúde, através da vigilância sanitária, fizesse um trabalho visitando casas e terrenos. Para notificar aquelas pessoas que estão cometendo alguma irregularidade para que não deixe ambientes propícios para o mosquito da dengue se proliferar”

Marcondes acredita que a prevenção precisa ser feita de forma permanente no município.

Mais de 80 ruas pavimentadas

Uma das preocupações da atual gestão está na pavimentação de ruas da cidade. O prefeito informou que o município já investiu cerca de R$ 72 milhões e mais de 80 ruas já foram restauradas.

“Quem tem um asfalto em sua casa muito tempo não sabe o quanto que se reflete receber uma pavimentação em um bairro ou numa rua em que uma pessoa está lá morando há 30 anos. Nós estamos também estamos recuperando nossas principais ruas e avenidas, que tem um grande tráfego de veículos diários. Queremos ter asfalto novo nas nossas principais vias, além de levar asfalto novo para os bairros mais afastados do centro do nosso município”

Assista a entrevista completa com o prefeito