O Festival de Curitiba aderiu à Hora do Planeta 2009. No dia 28, os teatros onde serão encenados os oito espetáculos da Mostra 2009 terão as luzes apagadas simbolicamente durante um minuto, antes do início das apresentações. A adesão do Festival de Curitiba é fruto da mobilização feita pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, apoiadora da Hora do Planeta na capital paranaense.

Os espetáculos que participam do movimento são Rock’N’Roll, Medida por Medida,  Borbulho, Reitoria, Ménage, Muito Barulho por Quase Nada, Oceano e Memória Afetiva de um Amor Esquecido.

Para explicar a ação à platéia, a Fundação O Boticário preparou um áudio que convida à reflexão sobre o aquecimento global. 

“O Festival mobiliza a cidade. Não poderia ficar fora deste movimento e contribuir para este alerta sobre a necessidade da mobilização da sociedade contra o aquecimento global”, diz o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.

O movimento Hora o Planeta é um ato simbólico de combate ao aquecimento global promovido em todo o mundo pela Rede WWF desde 2006. O objetivo é mobilizar o maior número possível de indivíduos, empresas e cidades para desligarem as suas luzes por uma hora em 28 de março, entre 20h30 e 21h30. Este é o primeiro ano que a ação acontece no Brasil.

Curitiba foi a primeira cidade da região Sul a aderir à Hora do Planeta 2009. A Fundação O Boticário e a Prefeitura de Curitiba são as apoiadoras da campanha na capital paranaense. A Fundação O Boticário é responsável por mobilizar a população da cidade, incluindo organizações, empresas e pessoas, para aderirem ao “apagão” e também multiplicarem a idéia.

“Está cada vez mais evidente que a ação do homem é a principal causa do aquecimento global. Precisamos agir contra isso e, quanto mais pessoas estiverem envolvidas, teremos melhores resultados. O ato simbólico de apagar as luzes da Hora do Planeta reforça essa idéia de que, trabalhando juntos, podemos fazer a diferença”, afirma a diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes.

Qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site do WWF-Brasil – www.horadoplaneta.org.br.