Eltinho em treino do Paraná Clube
Eltinho em treino do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Paraná Clube e Nacional se enfrentam neste sábado (dia 4) às 16 horas, na Ligga Arena (Arena da Baixada), em Curitiba, pela 1ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense.

O jogo terá transmissão pela TV Paraná Turismo e pelo Youtube da Federação Paranaense de Futebol.

Reencontro com a torcida
O jogo tem tudo para ser histórico na Arena da Baixada. O clube tricolor não joga há 314 dias – a última partida foi pela segunda divisão estadual de 2023. E não recebe público como mandante há 636 dias – em 2023, cumpriu punição de portões fechados por invasão e brigas na primeira divisão estadual de 2022.

Casa cheia
Até quinta-feira à noite, o Paraná já havia vendido 34 mil ingressos para o jogo na Arena. O clube também está vendendo um pacote com cinco ingressos, um para cada um dos cinco jogos como mandante na primeira fase da competição – um na Arena, um no Couto Pereira e três na Vila Capanema. Contando avulsos e pacotes, o Tricolor informou ter vendido 67 mil.

Orientações ao público
Para quem vai ao estádio, o Paraná Clube fez algumas orientações, pedindo para o público chegar na Arena apenas depois das 13 horas.

Escalação
O técnico Tcheco não vai contar com o zagueiro Filipe Alves (30 anos, ex-São Joseense), que sofreu lesão durante os treinamentos. A tendência é que o lateral-direito Igor Bosel (31 anos, ex-São Joseense e Azuriz) entre na equipe e atue improvisado na zaga, com o time jogando no esquema tático 3-4-3.

Esquema tático
Caso use o 3-4-3, o Paraná terá Ueslei Brito e Eltinho como alas (abertos na linha de quatro), com dois jogadores centralizados: volante Jonathan Schuttz (23 anos, base do Palmeiras) e o meia/volante Alex Nemetz (30 anos, ex-Atlético-GO). Ueslei Brito, 29 anos, defendeu o Paraná em 2023 e atua como lateral ou como ponta. Eltinho, 36 anos, revelado pelo Paraná, também atua nessas duas posições (lateral e ponta).

Experiência no setor ofensivo
O centroavante Liliu, 34 anos, foi artilheiro do Paraná em 2023 (6 gols em 8 jogos) e segue como titular. Ele terá o suporte do versátil Cristiano (36 anos, ex-Kashiwa Reysol-JAP). O veterano afirmou que pode jogar em qualquer posição de ‘volante pra frente’. Para completar o trio ofensivo, Tcheco está em dúvida entre o ponta Robinho (20 anos, ex-Coritiba, Athletico e Chapecoense) e o ponta Lucas Batatinha (33 anos, ex-Operário).

Destaque do Nacional
O nome mais conhecido do Nacional é o centroavante Nathan Júnior, 35 anos, revelado na base do Flamengo. Ele passou 16 anos no Exterior, atuando por clubes de Chipre, Letônia, Arábia Saudita e Portugal, entre outros. Em 2023, fez 4 gols em 13 jogos pelo PSTC na 2ª divisão Paranaense. Em 2024, marcou 1 gol em 8 jogos pelo mesmo PSTC, mas na 1ª divisão.

Zaga veterena
O Nacional conta com dois zagueiros veteranos. Um deles é Paulão, 34 anos, que começou no Roma Apucarana e,rodou o Interior do Paraná. Depois, passou 9 anos no Japão. Em 2023, foi campeão da 3ª divisão estadual pelo Nacional. Ele forma dupla de zaga com Willian Thuram, 34 anos, que jogou a 4ª divisão do Paulistão em 2024 pelo VOCEM.

O clube
Fundado em 1947, o Nacional, que trocou Rolândia por Campo Mourão, é presidido pelo zagueiro Henrique, 37 anos, revelado pelo Coritiba e que jogou a Copa do Mundo de 2014. O clube tem cinco títulos na história: uma Taça FPF (2019), duas ediçoes da Segunda Divisão (2003 e 2008) e duas da Terceira Divisão (1998 e 2018). As melhores campanhas na 1ª divisão foram o 4º lugar em 2009 e em 1959.

Técnico
O técnico do Nacional é Gilberto Papagaio, 46 anos, que comandou o clube no título da terceira divisão em 2023. Ele trabalha desde 2011 em clubes do Interior.

PARANÁ CLUBE x NACIONAL
Paraná
: Sidão; Igor Bosel, Lucão e Kauan (Rayan); Jonathan Schutzz, Nemetz, Ueslei Brito e Eltinho; Cristiano, Lucas Batatinha (Robinho) e Liliu. Técnico: Tcheco
Nacional: Yuri; Léo Zarelli, Paulão, Willian Thuram e Mateus; Deivison e Leandro Furtado; Rian Felipe, André Rocha e Leonardo Donatti; Nathan Junior. Técnico: Gilberto Papagaio
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Local: Arena da Baixada, sábado às 16 horas
TV: TV Paraná Turismo e Youtube da FPF