O volante Bruno Gomes em treino do Coritiba
Bruno Gomes (Crédito: Valquir Aureliano)

Coritiba e América Mineiro se enfrentam neste sábado (dia 8) às 18h30, no estádio Couto Pereira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro – Série A.

O jogo será transmitido pelo Premiere.

TIMES BUSCAM VITÓRIA INÉDITA

Coritiba e América-MG tentam vitória inédita no Brasileirão 2023. O Coritiba ainda não venceu como mandante na competição. A última vitória do Coxa no Couto Pereira foi em fevereiro – 1 a 0 sobre o Londrina, pelo Campeonato Paranaense. E o América ainda não ganhou como visitante na Série A em 2023. Os dois times estão nas duas última posições do Brasileirão. O Coxa deixa a lanterna e ultrapassa o América se vencer neste sábado.

CORITIBA TEM DESFALQUES

O técnico interino do Coritiba, Thiago Kosloski, será obrigado a mudar todos os setores da equipe para a próxima partida.O treinador não terá cinco jogadores que foram titulares contra o Goiás, na última segunda-feira, e conta com a volta de dois atletas.

As baixas são o goleiro Gabriel, o zagueiro Thiago Dombroski, os volantes Andrey e Matheus Bianqui. Todos estão suspensos, porque receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada.

Para completar, o centroavante Zé Roberto, que foi titular na segunda-feira, acabou negociado com o Mirassol, da Série B.

Voltam ao time o lateral-direito Natanael e o volante Bruno Gomes, que estavam suspensos.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
A provável escalação para sábado é Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes; Marcelino Moreno, Fransérgio (Boschilia), Robson e Alef Manga; Rodrigo Pinho (Alef Manga).

ESQUEMA TÁTICO
Kosloski usou o esquema tático 4-1-4-1 contra o Goiás. Nesse formato, Andrey ficou como único volante. A linha de quatro tinha dois médios centralizados (Marcelino Moreno e Matheus Bianqui) e dois extremos (Alef Manga na esquerda e Robson na direita).

GOLEIRO
Sem Gabriel, o goleiro Luan Polli (30 anos, ex-Sport e Atlético-GO) vai fazer sua segunda partida pelo Coritiba – a estreia foi na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG.

MUDANÇAS NA DEFESA
Thiago Dombroski é o único zagueiro canhoto do elenco. No último jogo, quando saiu lesionado, foi substituído pelo destro Henrique (36 anos). Outras opções são os destros Bruno Viana (28 anos), Vilar (23) e Jean Pedroso (19).

VOLANTE
O único volante em condições de jogo é Bruno Gomes. Seguem em recuperação Liziero e Willian Farias. E Júnior Urso rescindiu contrato com o clube.

POSSÍVEL ESTREIA DE FRANSÉRGIO
As principais opções para atuar centralizado no meio-campo no 4-1-4-1 são Marcelino Moreno e Boschilia. Os dois foram usados nessa posição no jogo contra o Goiás – um como titular e o outro no segundo tempo. Mesmo sem estar 100% fisicamente, Fransérgio deve jogar centralizado na linha de quatro do meio-campo, junto com Marcelino Moreno.

CENTROAVANTE
Sem Zé Roberto, o único centroavante em condições de jogo é Rodrigo Pinho. O recém-contratado Edu só disputou seis partidas em 2023 – e a última foi em abril. Ele não foi relacionado para a partida deste sábado. Outra alternativa para Kosloski é improvisar o ponta Alef Manga como centroavante. Robson também já atuou centralizado no ataque com outros treinadores.

OUTRA POSSÍVEL ESTREIA
Uma das novidades na relação de convocados para o jogo é o ponta Lucas Ronier, 18 anos, destaque das categorias de base. O jogador ainda não estreou como profissional.

AMÉRICA
O América-MG está em três competições: Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão. Depois de pegar o Coritiba no sábado, o time volta a jogar na terça-feira, contra o Colo-Colo, no Chile, pela Sul-Americana. A tendência é que o técnico Vagner Mancini (ex-jogador do Coritiba e ex-treinador do Athletico) use força máxima no Brasileirão e poupe titulares no Chile. “Contra o Coritiba é fundamental que tenhamos o time mais forte do momento, porque temos que somar pontos no Brasileiro. Para o jogo do Colo-Colo, nossa ideia é colocar um time alternativo, mas nem por isso mais fraco do que esse que está jogando. Acho importante mesclar algumas peças, até para que tenhamos bastante consistência tática, para que seja uma equipe equilibrada contra o Colo-Colo”, afirmou o treinador.

AMÉRICA-MG DESFALCADO
O desfalque do América é o atacante Aloísio (35 anos, ex-São Paulo) suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

OS RELACIONADOS

  • Goleiros: Luan Polli, Marcão e Pedro Morisco
  • Zagueiros: Bruno Viana, Henrique, Jean Pedroso e Kuscevic
  • Laterais: Diogo, Jamerson, Natanael, Victor Luis
  • Volantes:Bruno Gomes, Fransérgio e Jean Gabriel
  • Meias: Boschilia, Gabriel Silva e Marcelino Moreno
  • Pontas: Alef Manga, Kaio César, Lucas Ronier, Robson e Ruan Assis
  • Centroavante: Rodrigo Pinho

CORITIBA x AMÉRICA
Coritiba: Luan Polli; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes; Marcelino Moreno, Fransérgio (Boschilia), Robson e Alef Manga; Rodrigo Pinho (Alef Manga). Técnico: Thiago Kosloski
América: Mateus Pasinato; Marlon, Éder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho, Martínez e Benítez; Everaldo e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local: Couto Pereira, sábado às 18h30
TV: Premiere