Robson, do Coritiba
Robson (Crédito: Robson Mafra)

Coritiba e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (dia 29), no Couto Pereira, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense já está rebaixado e apenas cumpre tabela. A equipe carioca luta pelo título.

O jogo terá transmissão do Premiere e da Globo.

Confira as escalações de Coritiba e Botafogo. E mais informações sobre o jogo.

Entre os piores do returno
Apesar de estarem em posições extremas na tabela, os dois times fizeram campanha quase idêntica no segundo turno. Ambos somaram 15 pontos em 16 jogos. O Coritiba acumulou cinco vitórias e 11 derrotas nesse período. Já o Botafogo venceu três vezes, empatou seis e amargou sete derrotas. Eles estão entre as quatro piores campanhas do returno — só Goiás (13 pontos) e América-MG (11 pontos) foram piores nesse período.

Além disso, a fase recente do time carioca é pior. Não vence há oito rodadas, com quatro empates e quatro derrotas. A última vitória foi sobre o América-MG, em 18 de outubro. Já o Coritiba somou três vitórias nas últimas oito partidas.

Escalação
A lista de convocados para o jogo confirma cinco desfalques. Quatro estão fora em recuperação: o goleiro Gabriel, os zagueiros Henrique e Thiago Dombroski e o centroavante Islam Slimani.

O volante Sebá Gómez está suspenso por cartões amarelos.

O zagueiro Jean Pedroso e o ponta espanhol Jesé Rodríguez também estão fora da relação de convocados. Não há informações sobre o motivo da ausência.

Coxa-convocados
Os convocados pelo Coritiba para o jogo contra o Botafogo (Crédito: Divulgação/Coritiba)

O time será comandado nessas três últimas rodadas pelo técnico do sub-20, Guilherme Bossle. Entre os relacionados para a partida, os únicos novatos são o ponta Kaio César (19 anos), o lateral-direito Diogo Batista (20 anos) e o goleiro Pedro Morisco (19 anos).

Novidade
A principal novidade na lista é o zagueiro Maurício Antônio, 31 anos. Ele sofreu uma lesão logo após sua estreia pelo Coritiba – contra o São Paulo, em 27 de setembro – e não jogou mais desde então.

Mudança
A escalação do Coritiba para hoje é mistério. O time demitiu o técnico Thiago Koslosky na última segunda-feira, dois dias após a derrota para o Fluminense, resultado que provocou o rebaixamento definitivo da equipe. No mesmo dia, o clube anunciou Guto Ferreira, mas apenas para a temporada 2024. Ele já começou a trabalhar no clube, porém com foco no próximo ano. Enquanto isso, Guilherme Bossle comanda o time na reta final do Brasileirão.

Provável escalação
Os pontas Marcelino Moreno e Robson e o zagueiro Reynaldo estavam suspensos por cartões amarelos na última rodada.

A provável escalação para enfrentar o Botafogo é Luan Polli (Pedro Morisco); Natanael, Thalisson Gabriel, Reynaldo e Victor Luis; Andrey; Bruno Gomes, Matheus Bianqui, Robson e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira.

Esquema tático
Thiago Kosloski vinha usando como base o esquema tático 4-1-4-1, com Andrey como único volante. A linha de quatro tinha dois jogadores centralizados no trabalho de área a área (Sebá Gómez e Bruno Gomes), e dois extremos (Robson na direita e Marcelino Moreno na esquerda0.

Botafogo
Já o Botafogo não terá Danilo Barbosa (suspenso) e seis lesionados: Patrick de Paula, Rafael, Marçal, Mateo Ponte, JP Galvão e Diego Costa.

CORITIBA x BOTAFOGO
Coritiba: Luan Polli (Pedro Morisco); Natanael, Thalisson Gabriel, Reynaldo e Victor Luis; Andrey; Bruno Gomes, Matheus Bianqui, Robson e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira. Técnico: Guilherme Bossle
Botafogo: Lucas Perri; Adryelson, Cuesta, Hugo (Bastos); Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires, Victor Sá; Júnior Santos, Eduardo; Tiquinho Santos. Técnico: Tiago Nunes
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Local: Couto Pereira, quarta-feira às 21h30
TV: Premiere