Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, 14.726 candidatos a uma vaga na Universidade Federal do Paraná (UFPR) farão as provas da segunda fase do concurso. A relação com os aprovados na primeira fase aconteceu ontem. A primeira fase aconteceu no dia 11 de novembro, com mais de 50 mil candidatos.
Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a primeira etapa do processo transcorreu com tranquilidade e toda a segurança institucional. São quatro mil pessoas que trabalham no vestibular. Temos a serenidade de mostrar os resultados e parabenizar os que já venceram a primeira fase, comentou o reitor.
Ele também falou sobre o percentual de aprovados residentes no Estado — dos convocados para a segunda fase, 86% são paranaenses. Isso mostra o acerto da UFPR em manter o vestibular próprio, ressaltou Zaki Akel.
Este ano, as linhas de corte tiveram pouca alteração em relação ao processo seletivo do ano passado. O curso de Medicina continua tendo a maior média, com nota mínima de 55 e máxima de 72. As linhas de corte sofreram pequenas alterações. Dependem do preparo do candidato, ponderou Raul von der Heyde.
Além das 5.087 vagas ofertadas no processo seletivo, a UFPR também disponibiliza 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cotas — A partir de hoje, o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR disponibiliza um sistema para que os aprovados na primeira fase possam fazer a opção pelas cotas do Governo, definidas pela Lei nº 12.711/2012, do Ministério da Educação. Até o dia 29 de novembro, o sistema fica disponível e os candidatos podem escolher se continuam concorrendo pelas cotas da UFPR ou se migram para as cotas do Governo.
Ao acessar o sistema com o número de inscrição e o CPF, o candidato terá acesso ao número de vagas disponíveis em cada opção de seu curso: cotas do Governo, cotas da UFPR e concorrência geral, para fazer a escolha. Os candidatos que não se enquadram nas cotas da UFPR podem aproveitar o benefício da cota que dispõe a Lei 12.711 na segunda fase, explicou Zaki Akel.
Para os candidatos que não quiserem mudar de opção, não é necessário acessar o sistema. No dia 29 de novembro o sistema é encerrado e a última opção do candidato será validada. A opção pelas cotas estará marcada nos comprovantes de ensalamento, que serão divulgados no dia 4 de dezembro.