O calendário chinês é lunar e o ano novo não tem data certa. Coincide com a chegada da Primavera, em fins de janeiro ou começo de fevereiro. Estamos no ano 4710, e a regência é do Dragão. Significa poder, é  ligado à figura do Imperador. O horóscopo chinês tem doze animais símbolos que marcam a passagem do tempo de 60 em 60 anos.
Cada animal aparece cinco vezes durante o ciclo, cada vez de uma forma diferente. O Dragão não é apenas poder: é também egoísmo, extravagância, dogma, intimidação. Pronto para assustar a quem ousa desafiá-lo, e destruir os que cruzam seu caminho. Defende os seus com garras, mas é cheio de vitalidade e força.

A festa de Ano Novo dura 15 dias e a cor vermelha (yang) é predominante durante as comemorações, por ser vibrante e forte. O amarelo e o roxo também são cores consideradas portadoras de boa sorte. O encontro é familiar, o que provoca homéricos engarrafamentos, congestionamentos nos aeroportos, estações ferroviárias, rodoviárias e estradas.  Porque todos querem festejar junto dos familiares, nem que seja uma única vez ao ano.
A culinária é especial e os pratos também são portadores de boa sorte: bolos em forma de lingotes de ouro, o peixe sempre presente porque representa dinheiro, tangerinas enfeitam a mesa (são chamadas laranjas da sorte), o arroz moti não pode faltar, porque é símbolo de prosperidade e o macarrão, que lembra os votos de vida longa. Frutas e doces são apresentados em embalagens vermelhas e a mesa circular favorece o relacionamento entre familiares.
O encontro anual representa o perdão das ofensas, o respeito às diferenças e o afastamento dos maus pensamentos.Lanternas vermelhas são acesas na fachada da casa, e ficam assim durante os 15 dias de festa. Os fogos de artifício e as bombas ajudam a afastar os maus espíritos.

Crianças e pessoas solteiras recebem o Hong Bao, envelopes vermelhos da sorte com dinheiro, sempre distribuído pela matriarca da casa, geralmente avó ou bisavó. Na porta também são colocados escrituras em preto (sabedorias) sobre vermelho (fogo). Desejos e votos são escritos por calígrafos, em forma de poesia ou metáforas, para garantir sorte e realização dos sonhos. É costume também espalhar a primavera, com papéis vermelhos escritos com pedidos e boas intenções, pendurados em janelas e portas com fita vermelha, esperando que o vento possa levar – e trazer – os bons pedidos realizados.

Tudo termina no 15º dia, com a Festa da Lanterna. Uma festividade que tem mais de dois mil anos em todo o mundo.
Se a Terra fosse um único Estado, Istambul seria sua capital. A frase é atribuída a Napoleão Bonaparte e mostra a liderança e o papel de Istambul na história do planeta. Com os primeiros assentamentos humanos datando de 300.000 anos e uma história da cidade com cerca de 3.000 anos, Istambul é única no mundo pela sua localização, situada entre a Ásia em uma margem, e a Europa em outra. Sediando várias civilizações e culturas através dos tempos, a cidade continua cosmopolita, com estrutura metropolitana, reunindo povos de diferentes raças vivendo na região há séculos, um verdadeiro mosaico que sobrevive  à passagem dos tempos. Embora não seja a atual capital, que é Ancara, continua sendo a sede do poder e local de importância vital para o país. Historicamente e culturalmente, com a posição geográfica única, Istambul é de fácil acesso e é uma das principais capitais de turismo urbano. Ocupa o 34º lugar em termos de economia e é a primeira em termos de população metropolitana. Com seus tesouros culturais e com estrutura moderna de atendimento, é marca mundial do turismo.  A crise econômica mundial, iniciada em 2008, não chegou a afetar o economia da Turquia. O turismo tem sido o esteio do progresso.A hotelaria de alto nível tem mostrado ocupação de 83% e 2011 foi considerado um dos melhores dos últimos dez anos.Uma perspectiva que só tende a aumentar.

Segundo a Turkish Tourism Investors Association, mais de seis milhões de visitantes estrangeiros esteve em Istambul apenas nos nove primeiros meses de 2011, colocando a cidade em segundo lugar, depois de Antalya.O número representa 16.5% de aumento de turistas em relação aos mesmos meses do ano anterior. A grande vantagem é que Istambul não é para turismo de massa, mas para o turismo urbano, individualizado, de primeira categoria. Istambul aumentou a receita com o turismo em 30.1%, colocando-se em primeiro lugar mundial na sua categoria, seguida de Barcelons (28.2%) e Dubai, que ganhou destque nos últimos anos pelos investimentos dirigidos ao setor. História,  cultura, natureza, shopping, convenções e turismo de negócios, turismo de saúde e bem estar, esportes, tudo é motivo para uma viagem à sede de civilizações desde a pré-história. Palácios, museus, prédios históricos, eventos religiosos são atrativos sempre. Istambul foi sede de mais de 100 feiras internacionais, congressos e conferências em 2011 e tem sido centro de eventos desdee 2010, quando foi Capital Cultural da Europa.

Além de sua herança cultural e histórica, Istambul está agora desenvolvendo um centro de pesquisas médicas, com hospitais, clinicas e laboratórios, para atender ao turismo de saúde. São mais de 200 hospitais privados, 10 hospitais da Universidade, assim como 20 hospitais acreditados pela Joint Commission International, a maior instituição de atendimento do mundo. Tem sido atração para clientes da Europa Oriental,  Grã Bretanha, Alemanha, Rússia e países do Golfo Pérsico. A hotelaria de alta gama é sucesso que garante o desenvolvimento do turismo internacional Só a Hilton Worldwide abriu sete hotéis na Turquia em 2011, três dos quais em Istambul. Os 6.780.000 turistas que visitaram Istambul entre janeiro e setembro de 2011 mostram que os caminhos escolhidos foram os corretos. Um exemplo: o Ritz Carlton Istanbul é um dos quatro principais da cadeira hoteleira, em termos de dinamismo, qualidade de serviços e apresentação. É um dos três melhores hotéis da rede.

 


 

A ROTA DOS AROMAS
Não há nada que se compare aos aromas dos temperos na Turquia. Além de uma culinária realizada somente com produtos frescos, o país de Atatürk tem a melhor pimenta vermelha do mundo ( as outras são do México e do Peru), as melhores ervas, como alecrim, thym, basilico, e folhas de louro. As misturas encontradas nos mercados, fazem a rota das especiarias alcançar 3.5 bilhões de liras turcas no mercado, sendo que o consumo per capita chega a 3 quilos de temperos ao ano. Na Áustria, a Kotányi of Áustria, companhia do mercado de especiarias com 128 anos de liderança, chegou à Turquia em 2008, seguindo depois para a Rússia, Ucrânia e China.  Embora o sucesso dos temperos empacotados ganhe adeptos a cada dia, ainda é a compra a granel, nas ruazinhas dos mercados cheias de aromas e cores, a preferida dos habitantes locais e dos turistas. Outro destaque da economia turca é o óleo de oliva e as azeitonas. 700.000 toneladas é a produção  esperada, na industria da oliva, que deverá alcançar 5 bilhões de dólares na exportação até o ano 2023. Nos últimos dez anos, o cultivo das oliveiras passou de 90 milhões de árvores para 170 milhões, chegando a 400.000 de toneladas. A Turquia pretende passar do quinto para o segundo lugar como maior produtor de oliva e seus produtos em pouco tempo. A indústria local cresce não apenas em produção, mas em qualidade, exportando produtos para 62 países.

 


DESTAQUES

 

GRANDE COISA
A imprensa tem destacado com algum alarde o anúncio feito pelo presidente americano Obama de que estão sendo estudadas facilidades para os brasileiros conseguirem visto no passaporte para viajar aos Estados Unidos.
A foto do anúncio, mostrando o castelo da Cinderela na Disney, lembrou a visita de um ex-presidente brasileiro ao país de Obama, que foi recebido com uma limousine branca, bem branca,bem brega, daquelas utilizadas pelos afro-americanos em suas festinhas particulares, quando a chamativa limousine  fica  lotada por damas de companhia .

Se você está achando que a nova atitude em termos de vistos é por seus lindos olhos, esqueça. A boa razão – e bota boa razão nisso – é que em 2011 foram processados 944.868 vistos no Brasil, um aumento de 51% em relação ao ano anterior e a projeção é de que haja um aumento de 274% no número de turistas brasileiros, desejando ver Mickey de perto ,até 2016. Comercialmente o Brasil é o principal parceiro internacional da Florida, estado onde fica o paraíso da Disney.  O Brasil é o quinto país que mais envia visitantes aos Estados Unidos. Foram 1.5 milhão em 2011, superando o recorde de 1,2 milhão em 2010. Os brasileiros foram os que mais gastaram seus dólares em 2010, deixando no país cerca de  6 bilhões de dólares , ajudando a economia  e solidificando a indústria do turismo, que representa 7% do PIB americano, responsável por 7,5 milhões de empregos em 2010.Cada brazuca – ou cucaracha, como são conhecidos os tupiniquins –garante 6 mil dólares no caixa. Parte da recuperação do mercado imobiliário de Miami, arrasado pela recessão, se deve ao brasileiro deslumbrado. Que já é proprietário de 70% das unidades em torres de luxo de Miami, cidade que ficou conhecida como portão da América Latina, mas estava com o mercado abaixo do nível do mar desde 2008. Hoje Miami retoma as construções, que ficaram paradas por tanto tempo. E Miami Beach, Brickell e Downtown voltam a ter prédios residenciais de luxo, ocupados pelos brasileiros que começaram a viajar para férias, passaram a adquirir apartamentos para a temporada de lazer,e acabaram comprando mais de uma unidade. Um primeiro lançamento na cidade nos últimos anos, vendeu em apenas dois meses 100 das 374 unidades, com preços variando de 355 mil reais a 2,5 milhões de reais. E no complexo de lazer, tipo Resorts World Miami, com mil apartamentos, está sendo estudada a implantação de jogo em cassinos, para atrair ainda mais os compradores de classe média alta. Até Cristiano Piquet, que se mudou para Miami há dez anos para ser piloto de corrida, hoje é diretor de uma empresa imobiliária, com 50 agentes, na disparada proveitosa do novo rico, que utiliza uma placa personalizada no seu carro último tipo, dizendo  Here I can ( aqui eu posso). Em Nova York os brasileiros gastam 773 reais ao dia, o dobro da média de turistas de outros países: 206 dólares os visitantes de outras nacionalidades,  415 dólares os turistas brasileiros, ultrapassando britânicos, australianos e canadenses. O número de brasileiros em NY também aumentou 77% em 2010 , comparação com 2009, e em torno de 11% em 2011. A média de permanência é de 6,7 noites e a faixa etária, de 40 anos.

NOVOS PLANOS DA TURKISH AIRLINES
Até 2015 a companhia aérea turca terá novos 20 Boeing 737-800 e 15 Boeing 737-900 ER na sua frota. A nova geração de aeronaves já começou a ser entregue em novembro e dezembro de 2011, o restante da encomenda estará completado até 2015. O conceito de interior das cabines Sky Interior estará sendo adotado em toda a frota atual.

SEM FUMACÊ
Foi embora o tempo em que o turista estrangeiro viajava para Amsterdã  para freqüentar os Brown Coffee e consumir maconha natural ou sintética (considerada droga pesada),
bebidas alcoólicas em excesso, cocaína e heroína. O governo municipal instituiu multas de até 70 euros para quem exiba garrafas e latas de bebidas alcoólicas nas ruas, provoque  confusões e gritarias noturnas. O Red Light District no ano passado, quase foi fechado. Mas o bairro das prostitutas, que ficam em vitrines para chamar clientes,continua inabalável, como atração turística. Pelo menos por enquanto. Embora o cultivo da maconha não seja permitido na Holanda, é tolerado, assim como o consumo da droga, descriminalizado desde 1976 .A droga vendida nos coffee-shops tem limite de cinco gramas por pessoa e custa entre 30 a 70 euros. A idéia é proibir a venda de maconha para estrangeiros, sendo tolerada apenas para residentes locais.