De todos os jogadores do Coritiba, dois têm se destacado em especial nas bolas altas: os zagueiros Pereira e Emerson. Isso ocorre a ponto de ambos escreverem o nome na história do clube como zagueiros-goleadores. Os números constam em um levantamento extra-oficial dos Helênicos, grupo que pesquisa a história coxa-branca.
Com o gol que marcou sobre o Corinthians-PR, no último domingo, Pereira chegou a 17 desde que se incorporou ao Coritiba, em 2009. Desses, 10 foram de cabeça. Dentre os jogadores de defesa, é o segundo que mais marcou gols pelo clube em todos os tempos. O primeiro colocado é Zambiasi, que atuou de 1995 a 1997.
Emerson, com 14 gols pelo Coritiba desde 2011 (10 de cabeça), está em quarto lugar nesta lista, ao lado de Gardel, jogador do clube nos anos 80. O terceiro é Oberdan, que atuou nos anos 70 e marcou 16 gols.
Pereira e Emerson mostram potencial para aumentar esses números. Este último, por sinal, é um dos artilheiros do Coritiba no Estadual, com quatro gols (todos de cabeça), ao lado de Marcel, Rafinha e Renan Oliveira. O futebol está cada vez mais equilibrado e, se os zagueiros puderem ajudar o time fazendo gols, é um algo a mais para a equipe. Procuro treinar para aprimorar meus fundamentos atrás e na frente, disse Emerson.