O governador Roberto Requião (PMDB) participa hoje, em Esteio (RS), de reunião do  Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), ao lado dos governadores André Puccinelli (MS), Yeda Rorato Crusius (RS) e Luíz Henrique da Silveira (SC). O destaque da reunião será a criação da Companhia de Desenvolvimento do Sul. O órgão deve juntar a força de bancos regionais, agências de fomento e entidades públicas e privadas para desenvolver a economia e permitir que a região seja mais competitiva. Cada membro do Codesul deverá apontar um secretário de Estado e um diretor de planejamento do BRDE para compor a companhia.


Trânsito
Durante o encontro desta sexta-feira, os governadores vão discutir a realização de obras de infraestrutura de transporte estratégicas para o Sul e o trânsito interestadual e internacional de produtos de origem animal e vegetal. Outro tema será a Rede de Cooperação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) dos Estados. O objetivo é intensificar a troca de experiências e fortalecer os APLs comuns – madeira e móveis, têxtil, confecções, tecnologia da informação, comunicação e metalmecânica.


Pré-sal
Requião volta a defender a proposta do governo federal para a exploração do pré-sal. E a criticar os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que não querem dividir os royalties do petróleo produzido na região.  “Isto não tem cabimento. O petróleo é do povo brasileiro. Não podemos vacilar, porque esse petróleo é objeto da ambição e da cobiça das grandes multinacionais e dos países que não possuem nossos recursos naturais”, disse.


Apoio
O governador também defendeu a nomeação do jurista paranaense Luiz Edson Fachin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Duas vagas se abriram no STF devido à aposentadoria compulsória do ministro Eros Grau e da morte do ministro Carlos Alberto Direito, na madruga da última terça-feira. O problema é que em geral, o apoio de Requião mais atrapalha do que ajuda nessas horas.


Pantomima
Parte da cúpula do PMDB, capitaneada pelo fiel escudeiro do governador Requião, Doático Santos, promoveu mais uma pantomima na noite de quarta-feira, na tentativa de salvar as aparências e reverter a crescente debandada de deputados que ameaça esvaziar a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao Palácio das Araucárias. A última vez que Doático – que no ano passado mais uma vez não conseguiu sequer se eleger vereador, apesar da campanha pessoal patrocinada por Requião – promoveu esse tipo de ato foi em socorro do então candidato do partido à prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira Júnior, com resultados conhecidos. Moreira não passou de 2% dos votos.


Exemplo
Além da absoluta falta de representatividade política do dirigente municipal peemedebista, a nova tentativa de Doático e sua turma em salvar Pessuti da “cristianização” sofre outro problema. Quem está por trás dos movimentos de peemedebistas em busca de alianças, hora com os tucanos Beto Richa e ou Alvaro Dias, hora com o PDT de Osmar Dias é o próprio Requião. Que publicamente promete apoio ao vice, mas nos bastidores, trabalha por uma coligação com quem realmente tem chance na disputa.


On-line
A partir desta sexta-feira, o periódico Atos Oficiais do Tribunal de Contas do Estado passa a ser publicado exclusivamente em meio eletrônico, nos sites do próprio Tribunal (www.tce.pr.gov.br) e da Imprensa Oficial do Estado (www.dioe.pr.gov.br). A medida é o primeiro resultado prático do Programa TCE Digital, que substituirá por completo o uso de documentos em papel por documentos digitais. A publicação que traz as decisões tomadas nos processos que o tribunal julga, além de seus atos administrativos, já vinha sendo publicado na internet desde 2 de junho de 2005.


Agenda
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assinam termo de cooperação para execução de projetos de acessibilidade para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), hoje.


Em alta
A produção industrial do Paraná foi a que registrou maior crescimento no país no mês de julho, na comparação com junho, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi de 15,3%.


Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou os ex-prefeitos de Doutor Camargo (PR) Luiz Alberto Jardim Nocchi e Paulo Roberto Jardim Nocchi e a empresa Coenco Engenharia Ltda. a devolverem R$ 1,2 milhão valor atualizado, ao Tesouro Nacional.