O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem os cem maiores colégios eleitorais do país. Curitiba mantém a sétima colocação, com 1.223.249 eleitores. Nas eleições de outubro do ano passado, os curitibanos que votavam eram pouco mais de 1.217.000. Em todo Paraná, o número de eleitores ultrapassa 7,1 milhões, o sexto maior do Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.


No ranking
Outra cinco cidades paranaenses aparecem no ranking dos 100 maiores colégios eleitorais do TSE. São elas: Londrina (333151 eleitores), Maringá ( 227951eleitores), Ponta Grossa (204902 eleitores), Cascavel (178308 eleitores) e Foz do Iguaçu ( 176620 eleitores


Segundo turno
De acordo com o TSE, são 74 municípios brasileiros que, até agosto deste ano, poderiam escolher seus prefeitos no segundo turno nas eleições de 2008. São cidades com mais de 200 mil eleitores. No caso do Paraná:  Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.


Litoral
A bancada de oposição aprovou ontem na Assembleía um pedido de informações à secretária de Ensino Superior, Lygia Pupatto, para obter dados sobre a parceria do governo estadual com a Universidade Federal no campus Litoral da instituição. O pedido surgiu após denúncias de irregularidades nos cursos da Universidade do Litoral. Os deputados querem saber qual a participação efetiva do governo estadual no convênio, se houve doação de imóvel e o total de recursos aplicados pelo Estado no campus.



Interesse
A direção estadual do PPS criticou ontem os ataques de Requião ao MP. Em nota, o partido afirma que eventuais irregularidades com salários dos promotores e procuradores devem ser investigadas.  Mas isto não justifica a retaliação empreendida pelo governador contra a instituição. Na opinião do deputado Douglas Fabrício, Requião está longe de qualquer preocupação com a moralidade pública, pois já está no terceiro mandato, e nunca falou do assunto. A preocupação seria apenas com os membros de sua família que ocupam cargos muito bem remunerados.


Bons olhos
O senador Flávio Arns (PT) vê com bons olhos a candidatura do deputado Tadeu Veneri (PT) à prefeitura de Curitiba no próximo ano. “O Veneri é uma pessoa de muito respeito e que sempre prega o diálogo. É muito bom termos estas lideranças querendo buscar espaço no Paraná”. Para ser candidato, Veneri terá pela frente a árdua missão de derrotar a favorita Gleisi Hoffmann na convenção partidária.


Clamor
O senador Osmar Dias (PDT) considerou ontem que a decisão do Conselho de Ética de aprovar o parecer que recomenda a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) reflete vontade popular. “A decisão é importante porque acelera o desfecho deste caso que deixou o parlamento engessado”, avaliou.


Bom senso
O senador Alvaro Dias (PSDB/PR) disse que a decisão sobre Renan Calheiros mostra bom senso: “Eu acho que prevaleceu o bom senso, no sentido de preservar a instituição de um desgaste maior”, disse ele.


Em alta
O prefeito Beto Richa receberá na próxima terça-feira em Brasília, o prêmio de “Melhor Prefeito do Brasil”, no Ranking de Excelência Administrativa das Capitais, promovido pelo Instituto Brasmarket com o jornal econômico DCI, de São Paulo, e o portal de internet IG.


Em baixa
A proposta do governo estadual que pretende aumentar o capital social da Agência de Fomento do Paraná S/A de R$ 900 milhões para R$ 2 bilhões teve a 2ª votação adiada .Quatro emendas da oposição fizeram projeto retornar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).