Levantamento parcial feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta uma diminuição significativa da chamada bancada evangélica no Congresso Nacional.Na atual legislatura, a bancada contou com 71 nomes entre deputados e senadores. Destes, apenas 18 foram reeleitos. Dezenove sequer tentaram voltar ao Congresso. No Paraná, um foi reeleito, Hidekazu Takayama (PMDB). Outro, Pastor Oliveira (PP), não.


Dias de perdão
O governador Requião quer fazer as pazes com as categorias com as quais tem relação conturbada. Ontem, ele almoço no Clube dos Oficiais com aproximadamente 400 oficiais e policiais da Polícia Militar do Paraná. Na ocasião, ele tentou explicar o vídeo, no qual, destrata policiais. Para Requião, o vídeo tinha a intenção de prejudicar sua imagem junto à corporação. O que de fato acabou acontecendo e de forma definitiva, segundo alguns PMs presentes.


Mais perdão
A assessoria de Requião agora tenta marcar encontro com os agentes penitenciários, que também foram destratados em vídeo recentemente veiculado na imprensa eletrônica nacional. Mas a categoria não quer pagar o mico. Mesma postura mantêm os professores. Eles queriam que o governador fosse ao debate promovido pela APP Sindicato, o que não aconteceu.


Mundo da lua
Falando em megalomania, Lula não está sozinho. Em encontro com militantes do PMDB, o governador licenciado e candidato à reeleição Roberto Requião, saiu-se com essa: “Poderia ter saído candidato à Presidência. O PMDB me daria legenda”. Qualquer um que conheça o mínimo da cúpula nacional peemedebista sabe que Requião jamais teria o apoio dela.

Zero a zero
Os números do Ibope sobre a corrida sucessória estadual divulgados na quarta-feira à noite confirmaram aquilo que o Datafolha já havia apontado na semana passada. O jogo está zerado. E a disputa recomeça agora com o retorno da propaganda eleitoral. Serão pouco mais de duas semanas de campanha eletrizante, em que nenhum dos lados pode lançar um prognóstico com certeza de vitória.


Vacina
Se por um lado a manutenção do empate entre Requião e Osmar frustra as expectativas de que o pedetista já tivesse virado o jogo, como apontavam as pesquisas internas de ambas as campanhas, por outro, tem um efeito benéfico. Evita que o grupo do candidato pedetista cometa o mesmo erro do governador e seus aliados no primeiro turno, e assumam um “já ganhou” antecipado. Sem folga
Quem for para as praias neste feriado não vai tirar folga da campanha eleitoral. Cabos eleitorais do governador Requião vão se concentrar na praça de pedágio da BR 277. Lá em baixo, também haverá campanha de Requião e também de Osmar Dias (PDT).

Em alta
O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) já encaminhou  à Promotoria de Investigação Criminal – PIC -, os CDs contendo gravações de escutas telefônicas realizadas pelo policial e assessor de governo, Délcio Rasera. O caso grampo vai esquentar.


Em baixa
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) condenou Odilon Andreoli Gonçalves, prefeito de Roncador entre os anos de 2001 e 2004, a devolver aos cofres públicos R$ 718 mil por irregularidades em obras e na contratação de serviços.

* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.