A Jamaica busca concretizar seu plano de desenvolvimento Vision 2030 que vai transformar a economia da ilha, e o governo do país segue desenvolvendo e atraindo investimentos inovadores capazes de acelerar a economia e o crescimento social.

Esses projetos de investimento não só vão proporcionar recompensas econômicas, mas também ser sustentáveis, criar novos caminhos para o desenvolvimento em comunidades, pequenas cidades e centros urbanos, e gerar importantes melhorias no ambiente de negócios geral da Jamaica.

O senador Aubyn Hill, ministro de Indústria, Investimentos e Comércio da Jamaica, observou que o governo ampliou consideravelmente os recursos para fomentar um ambiente que viabilize o crescimento econômico. “Nossa meta de longo prazo é obter produtos e parcerias de investimentos que sejam sustentáveis, revigorem nossa economia e promovam mudanças positivas em todos os níveis na sociedade”, destacou o ministro.

Consideramos investimentos inovadores que abordem necessariamente sustentabilidade, transformação e expansão”, explicou Norman Naar, vice-presidente de vendas e promoções da Jamaica Promotions Corporation (JAMPRO), agência de promoção de investimentos e exportações da Jamaica. “Esses investimentos vão ajudar a proteger nosso meio ambiente, superar os desafios das mudanças climáticas e criar oportunidades de emprego na sociedade como um todo. Eles vão tornar a Jamaica um país mais competitivo e fortalecer conexões entre investidores e fornecedores.”

Em última análise, o objetivo é incentivar e possibilitar o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a vida da população da ilha. Esses produtos e serviços também vão utilizar tecnologias para promover avanços em setores como agricultura, fabricação e turismo, entre outros.

Projetos de investimento inovadores já estão em andamento, e outros virão

Há diversos projetos de investimento inovadores e sustentáveis já em andamento na economia jamaicana.

No setor de energia, há três importantes projetos de energia solar e eólica que geram 115 MW kWh em energia renovável, aproximadamente 14% de toda a geração energética do país. A energia renovável é uma parte importante do Plano de Recursos Integrados da Jamaica, que busca obter 30% da geração elétrica de fontes renováveis até 2030.

São esses projetos a usina de geração de eletricidade fotovoltaica de 20 MW (megawatts) Content Solar Ltd. da WRB Energy Company; a fazenda eólica Wigton com uma usina de 20,7 MW e uma instalação de extensão de 18 MW, a maior unidade de energia eólica do Caribe de língua inglesa; e a fazenda de energia solar Paradise Park de 51 MWp (megawatts-pico), a maior usina fotovoltaica da Jamaica e uma das produtoras de energia mais baratas do país.

Em fabricação, o governo tem destacado o setor de “beleza limpa” da ilha como área de foco, em que investidores fariam parcerias com fabricantes locais de produtos de beleza que utilizam ingredientes obtidos de forma ética, como o óleo de mamona. Ajudar essas empresas locais a aumentarem a produção e encontrarem mais mercados vai ampliar a oferta de empregos nas comunidades de onde vêm os trabalhadores e impulsionar o setor de fabricação.

Outra área de foco em fabricação é a transformação de plantas como o bambu para criar matérias-primas e produtos de valor agregado. Por exemplo, o projeto Bioprodutos de Bambu (Bamboo Bioproducts, BBP) será a primeira usina de celulose de bambu totalmente integrada do mundo e utilizará um modelo agroecológico industrial sustentável. O bambu de cultivo local adquirido de terras de empresas e propriedades agrícolas administradas da ilha vai ser utilizado para fabricar celulose de bambu para exportação.

Em turismo, há oportunidades de criar projetos de bem-estar e ecoturismo que vão proteger o meio ambiente da Jamaica aproveitando a sólida marca do país como destino para viajantes.

Com relaçãoàagricultura, Naar revelou: “Estamos buscando investimentos inovadores no agronegócio que possam melhorar a resiliência, a lucratividade e o rendimento do setor. Ao intensificarmos a tecnologia na agricultura, desejamos reduzir riscos de roubo, melhorar a uniformidade e aumentar consideravelmente a produtividade ou a escala de produção. Portanto, estamos inclinados a aumentar o uso de tecnologia agrícola, ou ‘agtech’, como também é conhecida”.

Isso inclui a criação de projetos que contem com elementos de agtech, como agricultura ambiental controlada, automação de estufas comerciais e agricultura de precisão. A agricultura inteligente do ponto de vista climático ecultivos resilientes ao clima também são necessários.

Investimentos em plantas medicinais e no setor de cannabis vão permitir impulsionar a pesquisa médica e levar ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos e nutracêuticos.

A iniciativa Projeto de Investimentos Prioritários vai possibilitar mais investimentos

Para aumentar o nível de sustentabilidade desses investimentos inovadores e criar benefícios econômicos, negócios locais e o envolvimento das comunidades, o governo lançou a iniciativa Projeto de Investimentos Prioritários como parte da Política Nacional de Investimentos da Jamaica.

A iniciativa prioriza projetos que tenham alto desempenho em áreas como impacto econômico, inovação, vínculos, investimento em setores competitivos internacionalmente e impacto de desenvolvimento na economia local. Uma vez que um projeto atenda aos padrões exigidos e seja aprovado pelo Gabinete da Jamaica, os investidores receberão benefícios não fiscais para ajudar a superar desafios que venham a enfrentar no empreendimento.

O ministro Hill comentou sobre a iniciativa: “Abordamos com seriedade a promoção de investimentos que gerem inovação para a economia jamaicana, e isso inclui trabalhar com investidores como parceiros para atingir essas metas. Essa iniciativa de investimentos prioritários vai nos permitir dar ainda mais apoio a esses projetos e, ao mesmo tempo, nos ajudar a atingir nossos objetivos Vision 2030 com projetos que serão importantes fatores de impulsão para nossa economia e sociedade”.

SOBRE A JAMPRO

A missão da Jamaica Promotions Corporation (JAMPRO) é impulsionar o desenvolvimento econômico através do crescimento em investimentos e exportação. A JAMPRO é uma agência do Ministério de Indústria, Investimentos e Comércio. Saiba mais sobre a JAMPRO em https://dobusinessjamaica.com/.

Siga-nos:

Twitter

Facebook

Instagram

LinkedIn

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Tamica Parchment

Comunicação de Marketing

JAMPRO

(876) -978-7755

Fonte: BUSINESS WIRE