No post anterior falamos um pouco sobre a prática de Mindfulness como forma de nos conectarmos com nossa própria mente, combatendo e prevenindo o esgotamento mental. Mas, afinal o que é isso? Como colocamos em prática.

Muitas vezes, esse termo é confundido com meditação ou até mesmo com alguma estratégia de relaxamento. Mas o Mindfulness vai muito além disso e pode ser muito desafiador. 

A palavra Mindfulness pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no momento presente. A base dessa estratégia é fazer as preocupações com passado e futuro darem lugar à uma consciência do “agora”, incluindo a percepção das sensações corporais, dos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Embora Mindfulness esteja em alta atualmente, a prática existe há milhares de anos, inicialmente utilizada na meditação baseada em atenção plena. O que mudou é que agora temos métodos científicos para estudar e entender como ela interfere no nosso corpo em geral. É uma prática que hoje é muito indicada e utilizada por apresentar muitas evidências científicas com efeitos positivos na nossa saúde mental, sendo bastante recomendada clinicamente.

É uma estratégia que pode ser utilizada de forma formal através de técnicas de meditação, mas também de forma informal, no dia a dia, ajudando você a fazer um movimento para sair do piloto automático. Você, com certeza, já ouviu falar nessa expressão, mas sabe exatamente o que é isso? Já aconteceu de passar o dia sem você nem perceber o que fez, não lembrar o que comeu e nem detalhes das conversas que teve com as pessoas que passaram pela sua vida?

Estar no piloto automático é isso! É quando você vive uma rotina sem pensar muito nas coisas que está fazendo, faz somente por hábito ou obrigação. Assim acaba se esquecendo e não percebendo qual é o real motivo que te leva a fazer aquilo que está sob sua responsabilidade!

Atualmente, percebemos que todo mundo vive uma rotina muito acelerada, com muitos compromissos, tantas coisas para fazer, tantas informações para serem absorvidas o tempo inteiro, em diversas áreas diferentes e simultaneamente: é no trabalho, em casa, com os filhos, a faculdade, etc. Isso tudo nos leva a viver muito no piloto automático, atrapalhando sua saúde física e mental.

É óbvio que temos obrigações e precisamos fazê-las, mas por que não tirar um pouco o peso e fazer de forma mais leve e consciente? Por que não estar realmente presente em cada atividade da sua rotina?

Sair do automático não é sobre não realizar suas tarefas e obrigações, mas sim sobre a melhor forma que você pode lidar com isso estando no momento presente e tendo consciência daquilo que está fazendo! É treinar nossa mente para estar no presente, vivendo de momento a momento, aproveitando todos os dias!

Mindfulness na prática

Queria então hoje propor que você comece fazendo algumas práticas informais de mindfulness, algumas pequenas mudanças na forma de encarar suas tarefas e hábitos diários!

Fazer uma refeição ao dia de forma mais consciente – Quantas vezes a gente se pega fazendo uma refeição com celular, tv, assistindo à aula ou mesmo em uma reunião, sem consciência nenhuma do que está comendo, do sabor, da quantidade. O primeiro desafio é escolher pelo menos uma das principais refeições do dia para fazer de forma contemplativa, consciente, sem distrações.

Permitir-se sentir as suas emoções – Durante seu dia, perceba o que está sentindo, se ficou triste ou com raiva de uma situação, se está mais ansioso do que o normal. Ao invés de empurrar para baixo do tapete ou engolir essa emoção. Tire um minuto para se perceber, isso também é mindfulness.

Desacelerar conscientemente – Permita-se fazer uma atividade por vez e a faça consciente, percebendo e sentindo todo o processo. Mesmo que seja algo básico, como escovar os dentes! Tente escovar prestando realmente atenção nos movimentos, sem o pensamento do que precisa fazer depois, sem estar organizando nada junto, somente escovar os dentes!!

Atividade física em Mindfulness – Pode ser uma simples caminhada, mas faça ela de forma consciente, sem músicas, podcast, ou outras distrações. Contemple aquele momento, perceba os movimentos do seu corpo, a natureza ou a paisagem que está vendo.

Ao incorporar essas práticas na sua rotina diária você treinará a sua mente e poderá expandir essa habilidade adquirida para realizar com mais foco e concentração tarefas da sua rotina profissional e/ou acadêmica.