O caça P-47 Thunderbolt, exposto na Praça do Expedicionário, no Alto da 15, passa por restauração desde a sexta-feira. O avião foi um dos utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora ele recebe nova pintura e também uma aplicação anti-corrosiva. O trabalho é feito por cinco oficiais da FAB vindos do Rio de Janeiro especialmente para este trabalho, que só deve terminar na próxima semana.

O avião, que foi pilotado por um brasileiro durante a guerra, foi doado para a cidade em 1951, e junto com um tanque e um torpedo, chama a atenção dos turistas que passam pela Capital. A manutenção do avião pela Aeronáutica é rotineira. A última aconteceu em 2004.

O P-47, foi concebido para fazer frente à aviação alemã, que contava com os Messerschmitt, e a japonesa, que com seus zeros, dominavam os ares no início da Segunda Guerra. Ele entrou em operação em 1942, e rapidamente equilibrou as ações na Europa. Também foi decisivo na campanha do Pacífico, na luta contra a Força Aérea japonesa. Outro avião em exposição na cidade é o Xavante, que fica na entrada da Base Aérea do Bacacheri.