O governador Roberto Requião estaria tentando um encontro com o presidente Lula, para conversar sobre as possibilidades de um acordo mesmo que informal no Paraná, que favoreça sua candidatura ao Senado. Depois que o PT paranaense rompeu as negociações com Osmar Dias (PDT) por não concordar em indicar Gleisi Hoffmann como candidata a vice, o peemedebista tem dado indicações de que pode se aproximar do palanque do pedetista. Requião torce para que o PT concorde com a exigência do PDT, já que de uma só vez, tiraria da disputa pelo Senado o próprio Osmar, além de Gleisi – dois fortes concorrentes. Para ele, o pior cenário possível seria o de fracasso da aliança PDT-PT, com Osmar desistindo da candidatura ao governo para concorrer à reeleição, e os petistas lançando Gleisi para o mesmo cargo.

Condição
Ex-membro da Executiva Estadual do PT, Florisvaldo Souza, admite através de seu blog que a condição de Gleisi Hoffmann (PT) compor como candidata a vice-governador a chapa encabeçada por Osmar Dias (PDT) sempre foi colocada pelos pedetistas. Nas últimas semanas, na tentativa de justificar o fim das tratativas, petistas do Paraná têm afirmado que a reivindicação seria novidade. A tentativa de formar uma aliança entre PT e PDT se arrasta por mais ou menos um ano. O PT sabia que Osmar e demais partidos da base exigiam Gleisi na vice. No entanto, faziam de conta que esse não era o problema, afirma Floris.

Hackers
O site do PMDB (www.pmdb.org) foi invadido por hackers no  no dia da eleição para governador do Distrito Federal. O candidato do partido, Rogério Rosso, foi eleito agora há pouco com 13 votos dos 24 deputados federais. Logo após entrar no site, a mensagem site dos corruptos aparece rapidamente e o internauta é direcionado a uma página com uma carta Aos corruptos de plantão: 40 propostas para o Brasil onde o hacker enumera diversas medidas a serem aplicadas nas áreas de educação, ambiente, economia, liberdade de imprensa, democracia, raça, pobreza e megacidades. No final, o hacker assinava como bezerra, com o símbolo da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Ourinhos (interior de São Paulo), e oferece os serviços: Tanto para segurança ou para ataque. Fazemos qualquer negócio!. O site do PT nacional também foi alvo de ataque de hacker há uns 10 dias. Não tão grave quanto o caso do PMDB, mas foi um ataque. Pelo jeito, os hackers são já estão em clima de eleição.

Presidenciáveis
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) inicia na próxima semana uma série de encontros com os candidatos à Presidência da República. O objetivo é debater temas de interesse da indústria e apresentar aos presidenciáveis as principais demandas do setor industrial. Todos os candidatos estão sendo convidados. A série de encontros será aberta na sexta-feira, às 17 horas, com Dilma Roussef (PT). No dia 29, a Fiep recebe Marina Silva (PV). O candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, também já aceitou o convite da Fiep, faltando apenas agendar a data. Os encontros com os candidatos são restritos ao setor industrial. A intenção é dar oportunidade aos sindicatos e lideranças empresariais de apresentarem as grandes demandas de seus setores ao futuro presidente do País. Todos os encontros serão no Cietep, em Curitiba.

Marina
A  pré-candidata a presidência da República Marina Silva vem ao Paraná no próximo dia 29 para uma extensa agenda. Às 9 horas ela participa de reunião na sede do PV estadual com coletiva de imprensa às 10 horas. Depois segue para a FIEP onde falará sobre Desenvolvimento com Sustentabilidade para empresários. A agenda da pré-candidata Marina prossegue à tarde com palestra na UFPR e à noite na Unibrasil, às 20 horas. No dia seguinte Marina estará em Londrina, onde participa do Encontro Regional do PV no hotel Sumatra pela manhã e à noite ministra palestras na FTSA às 19 horas e depois na UEL às 20h30.

Recorde
O governador Orlando Pessuti (PMDB)  tem tudo para resolver em tempo recorde, o problema criado por sete anos de conflitos alimentados pelo antecessor, Roberto Requião, que trouxe graves prejuízos ao Paraná. A expectativa é de que com a aprovação da proposta que tramita no Senado, o Paraná tenha sua dívida diminuída em R$ 1 bilhão, e deixe de figurar na lista de inadimplentes com o governo federal, podendo assim contratar novos empréstimos para projetos no Estado. 

Liderança
O governador Orlando Pessuti (PMDB) define hoje o novo líder do governo na Assembleia. Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) – visto como ovelha desgarrada por sua preferência pela candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo está de saída. Entre os cotados para substituí-lo estão Caito Quintana, Nereu Moura e Artagão Jr, todos do PMDB.

Recastramento
O recadastramento dos funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná terminou às 18 horas de  sexta-feira. Os funcionários da Comissão Especial de Enquadramento e Recadastramento estão trabalhando na consolidação dos dados O número final  pode ser divulgad hoje.

 Renúncia
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu no sábado a renúncia coletiva de todos os membros da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná, em razão da série de denúncias de corrupção que atingem a direção do órgão. “Todos aqueles deputados que têm compromisso com a verdade e com a transparência, e que não compactuam com a corrupção,  deveriam renunciar voluntariamente a seus cargos e abandonar a Mesa da Assembleia”, defende Dr. Rosinha.

Mais um rachado
E agora além do DEM, do PMDB, o PPS também dá sinais de racha. Isso ficou evidente na reunião de sábado dos caciques do partido. O presidente Rubens Bueno, Rubico Camargo e os deputados Douglas Fabrício e Felipe Lucas querem a candidatura própria do PPS ao Governo do Estado.  Do outro lado,Marcelo Rangel,  Sandro Alex, Cezar Silvestri, Chico Menin e Márcia Kosinski, entre outros, defendem a orientação do presidente nacional Roberto Freire, que apoia José Serra e Beto Richa.
 

Prestação
A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, participará, amanhã, de audiência pública no plenário da Câmara de Curitiba. Durante a sessão, marcada para as 14h30, a secretária, na qualidade de gestora do Sistema Único de Saúde na esfera do governo municipal, prestará contas do quarto trimestre do ano passado.  audiência pública será realizada de acordo com o previsto em lei federal.

Em alta
A professora Nadina Aparecida Moreno foi eleita para ser a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) nos próximos quatro anos. A vice-reitora será a professora Berenice Quinzani Jordão, que foram apoiadas pela ex-secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Lygia Pupatto.

Em baixa
Todos os assessores parlamentares dos vereadores de Campo Magro foram demitidos do cargo. As exonerações foram assinadas pela presidente da casa Sueli Manfron Boza, com o objetivo de fazer um corte de 300 mil reais nos gastos do município.Cada  assessor ganhava R$ 1.100.