Funcionários do governo do Distrito Federal (GDF) poderão compartilhar 16 carros elétricos Renault Twizy. Os automóveis e também 35 pontos de recarga foram adquiridos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) por R$ 2,1 milhões e cedidos em comodato por 36 meses ao GDF. O programa se compartilhamento recebeu o nome VEM DF (Veículos para a Eletromobilidade) e seu lançamento foi acompanhado do anúncio da isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por cinco anos para todos os carros elétricos adquiridos do Distrito Federal. A informação partiu do governador Ibaneis Rocha, que estuda estender o benefício a automóveis híbridos. O compartilhamento será feito a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que investiu cerca de R$ 1 milhão nessa plataforma capaz de conectar carros e usuários, informando onde estão os veículos disponíveis e o nível de carga de suas baterias. Esse app já é utilizado no Paraná por funcionários da usina hidrelétrica, também com carros elétricos Renault.

DAF Ponta Grossa
Há seis anos, a DAF inaugurava sua fábrica no Brasil, localizada em Ponta Grossa e fruto de parte do investimento de US$ 320 milhões que a companhia aplicou no Brasil, desde que chegou por aqui, em 2011. A unidade é responsável pela produção dos modelos pesados XF105, que abriu os trabalhos da operação em 2013, e do CF85, que entrou em linha em 2015, mesmo ano que começou a produzir motores. A data coincide com o emplacamento do caminhão DAF no Brasil de número 7 mil, negociado por meio da concessionária DAF Barigui para a BRLog Logística, especializada no transporte de granéis sólidos, como cimento.

VW GTS
A Volkswagen promete para o ano que vem o lançamento da versão esportiva GTS para Polo e Virtus. O motor a ser utilizado é o 1.4 TSI, com turbo, injeção direta de combustível e até 150 cavalos quando abastecido com etanol (o mesmo presente em Golf e Jetta). Segundo a montadora, o Polo e o Virtus GTS serão o 15º e o 16º lançamentos dos 20 novos modelos programados até o fim do ano que vem. O 14º lançamento da Volkswagen será o Golf GTE, versão híbrida do hatch que chega até o fim de 2019. Será importado e não produzido no Brasil.