A Vai-Vai é a campeã do carnaval de São Paulo, com 269,50 pontos, a frente da Acadêmicos do Tucuruvi e Unidos de Vila Maria por apenas 0,25 pontos. A Vai-Vai é recordista em títulos do carnaval paulistano – o deste ano é o 14º. A última vitória havia sido conquistada em 2008. Fundada em 1º de janeiro de 1930, é a mais tradicional escola de São Paulo.

Sob a regência do maestro João Carlos Martins, a Vai-Vai foi a penúltima escola a entrar na avenida na primeira noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo, na última sexta-feira, e levantou o Anhembi. Mesmo com o dia amanhecendo, os sambistas conseguiram contagiar o público, que se emocionou com a homenagem ao maestro e pianista.

O enredo contou a saga de Martins, que é um dos maiores intérpretes brasileiros de música erudita. Sua vida foi o tema para o samba-enredo A Música Venceu. O maestro é reconhecido internacionalmente e se consolidou no mundo da música de concerto como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

Aos 26 anos, porém, Martins começou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos. Atualmente, ele está à frente de um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

A novidade da Vai-Vai neste carnaval foi a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, quatro vezes campeão do carnaval carioca à frente de escolas como a Mangueira, Beija-Flor e Vila Isabel.

Rio de Janeiro — Se valerem os gritos das arquibancadas, o carnaval de 2011 do Rio terá uma bicampeã, a Unidos da Tijuca, que, ao seu estilo, voltou a encantar o público com suas criativas e alegorias muito bem concebidas para contar a história do medo no cinema. Mas para que os torcedores da escola do Borel não percam a cabeça, como sua mais uma vez surpreendente comissão de frente, terão que superar uma fortíssima Beija Flor. A escola de Nilópolis encerrou os desfiles, já na manhã de ontem, contando para uma arquibancada ainda lotada a vida do rei Roberto Carlos. Sua passagem no carro final foi apoteótica. A apuração começará às 15 horas de hoje e será transmitida pela Rede Globo. O incêndio da Cidade do Samba alterou o regulamento do desfile. Nenhuma escola cairá em 2012.