WTCC
O Autódromo Internacional de Curitiba será palco da primeira etapa da temporada 2007 do Mundial de Turismo (WTCC, em inglês), entre os dias 10 e 11 de março. A pista fica localizada no município de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, e tem capacidade para 50 mil pessoas, sendo 30 mil sentadas. É a segunda vez que Curitiba sediará uma etapa da WTCC — a primeira foi no ano passado, em julho. Cerca de 34 mil torcedores acompanharam aos triunfos do espanhol Jordi Gene, na primeira bateria, e do inglês Andy Priaulx, na segunda. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que a primeira corrida de cada etapa terá largada no formato arrancada, enquanto a segunda terá o habitual grid. O pedido foi feito pelas equipes cujos carros só dispõem de tração num eixo, que consideram estar em inferioridade de condições em relação aos de deslocamento integral. A modificação entraria em vigor apenas em 2008, mas a FIA resolveu colocá-la a partir desta temporada.A programação do FIA WTCC 2007 vai ser semelhante à do ano passado. no sábado, treinos de classificação e no domingo acontecem as duas provas principais. Várias outras atrações vão acontecer, simultaneamente, no fim de semana no autódromo.

Flex francês
A Renault vai aproveitar a Mostra Internacional de Agricultura de Paris, em março, para mostrar uma versão do Mégane com motor flex, que pode rodar apenas com gasolina ou até 85% de álcool. O modelo é uma prévia do veículo de produção que deve chegar ao mercado europeu no segundo semestre. O objetivo da montadora é que metade dos seus motores a gasolina possam aceitar etanol até 2009.

Mini Audi
A Audi poderá produzir um modelo de entrada mais em conta. É o comentário que rola no setor automotivo na Europa. A intenção é expandir a marca no mercado mundial, e um modelo “menor” ajudaria muito. Especula-se que o veículo seria batizado de A1 e terá as dimensões de um Mini.
O A1 usaria uma plataforma da Volkswagen e seria produzido em 2009. Com o pensamento no futuro, o objetivo seria produzir cerca de 1.5 milhões de veículos em 2.015. No ano passado a produção da Audi atingiu 900 mil unidades.

Vendas Paraná
Dados da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Seccional Paraná) informam que em fevereiro, mês que possui 28 dias e menos dias úteis devido ao feriado de carnaval, as vendas de veículos caíram em relação a janeiro, mas não afetaram o desempenho positivo do bimestre em relação ao mesmo período de 2006. O total das vendas de fevereiro foi de 21.237 veículos comercializados, contra 22.895 em janeiro, uma queda de 7,24%.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.