Gramado é uma das cidades mais simpáticas do Brasil. Não importa a época do ano. Mas no outono e no inverno ela fica mais gostosa ainda. É quando começa a esfriar e chega a época mais adequada para apreciar um delicioso fondue, um generoso café colonial ou ainda esbaldar-se nos tradicionais chocolates da região – isso tudo com uma lareira acesa fica bem melhor.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O terceiro destino mais desejado do Brasil, Gramado encanta com suas ruas floridas, com os detalhes da arquitetura e hospitalidade. E, o melhor de tudo, é que a cidade está preparada para atender os visitantes – de lazer ou de negócios – com a maior infra-estrutura turística do Rio Grande do Sul, com dois grandes centros de feiras e eventos, uma ampla rede hoteleira e uma rede gastronômica que garante um atendimento simultâneo de 15.000 pessoas.
Em Gramado a cultura européia – principalmente dos alemães e italianos – se faz presente. A paisagem serrana, com ruas limpas e floridas, a arquitetura estilo enxaimel tornam uma simples caminhada num programa turístico com ruas cheias de lojinhas charmosas, cafés movimentados, a igreja e o comércio famoso pelas roupas de lã e de couro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Mas a simpática cidade tem muito mais. Quem vai a Gramado não deixa de passar no belo Lago Negro com suas árvores importadas da Alemanha. Outra atração, o Mini Mundo, apresenta uma cidade em miniatura com castelos, ferrovias, moinhos, igrejas e muito mais. Pequenos museus também estão situados na estrada que liga Gramado a sua vizinha Canela: Museu do Chocolate, do perfume, do piano, de carros antigos e de brasões. E para caminhar em meio ao verde a dica é o Parque Knorr.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Para quem quer aproveitar a cidade serrana com muito agito a melhor época é em agosto durante o O Festival de Cinema Brasileiro e Latino de Gramado –  é o maior evento cinematográfico do país – que reúne artistas, produtores, diretores e jornalistas numa semana de muito glamour.

A rede hoteleira de Gramado tem opções para todos os bolsos. Alguns dos melhores hotéis da região são: o Varanda das Bromélias (www.varandadasbromelias.com.br) e o La Hacienda (www.lahacienda.com.br/) com diárias a partir de R$700. No extremo oposto, há boas hospedagens e com preços acessíveis.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]