No último triênio, o crescimento médio do segmento de drywall tem sido de 15% ao ano, número bem acima do registrado pela construção civil no mesmo período. Os dados são da Associação Drywall (Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall). A oferta de layout flexível e de várias opções de planta em empreendimentos residenciais também contribui para elevar o consumo do drywall. Para culminar, a entrada em vigor da NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho ampliou o interesse das construtoras pelo sistema. O drywall permite composições que se encaixam em todos os níveis da norma. Além de ser sustentável. O preço varia de acordo com a composição do sistema: quantas placas e de que  e térmica). O  custo médio varia entre R$ 70,00 a R$ 100,00 por metro quadrado de parede.

De residências a salas de cinema, passando por escritórios e espaços comerciais. O desempenho do material, em relação à acústica e à resistência mecânica, por exemplo, pode ser modulado de acordo com a exigência do projeto. Para tanto, podem ser combinadas chapas simples ou duplas, diferentes tipos de perfis e isolantes minerais. O Grupo Adamus/Placo Center Curitiba trabalha tanto com o sistema de construção steel frame como drywall. No primeiro, a estrutura da casa é fabricada com perfis leves de aço formados a frio, a partir de chapas de aço galvanizados, com espessuras que variam entre 0,8 e 1,25 mm.  Estes perfis, em conjunto com placas estruturais, formam paredes externas e tetos, geralmente usando placas cimentícias. O sistema se encaixa no CES – Construção Energitérmica Sustentável.  O drywall é composto de placas com miolo de gesso envolvido por papel cartão, daí o sinônimo: gesso acartonado. É indicado para construção de forros e paredes internas de forma rápida, limpa e econômica. Instaladas sobre estruturas de aço que facilitam a colocação e manutenção das redes elétrica e hidráulica, as chapas podem ser utilizadas em paredes internas retas ou curvas, revestimentos, sancas e nichos. O drywall também aceita qualquer tipo de acabamento – pintura, textura, grafiato, cerâmica, papel de parede – e oferece segurança para a colocação de quadros e outros objetos decorativos, além de promover o conforto térmico e acústico, valorizando os ambientes. O sistema drywall cresce cerca de 30% ao ano no Brasil, número excepcional no atual momento da economia. As pessoas estão se acostumando com essa tecnologia e vivenciando na prática as vantagens e benefícios que ela proporciona, sobretudo se comparada ao sistema tradicional de alvenaria, afirma Rodrigo Ramalho, sócio do Grupo Adamus.

O material pode ser usado ainda para fazer paredes de banheiros (neste caso o tipo específico é o de cor verde, que resiste à umidade) e recebe depois o revestimento escolhido; e mesmo para compor paredes de cozinhas, aguentando o peso de armários.

Prêmio – Com uma temática que valoriza a cultura indiana, brilhos e cores que caracterizam um espaço luxuoso, a arquitetura do restaurante Swadisht chama a atenção não só pela beleza aparente como pela tecnologia envolvida em sua estrutura. Com boa parte dos acabamentos utilizando o sistema drywall, a obra rendeu à Placo Center Curitiba/Grupo Adamus o primeiro lugar na categoria Corporativo do 1° Prêmio Top Placo de Obras, promovido pela Placo Saint-Gobain.


NÚMEROS

60 milhões de m² de chapas por ano são consumidos no Brasil. 17% deste consumo (10,2 milhões) se concentra no Sul do País

Vantagens:
– Com características térmicas que ajudam a estabilizar a temperatura, tanto em locais frios como quentes, o painel de gesso, matéria-prima do drywall, retira a umidade do ar, quando está elevada, e a devolve quando o ar fica seco.
– Sustentabilidade: todos os componentes são recicláveis e a matéria-prima do gesso (mineral gipsita) não gera resíduo tóxico. A Placo ainda dispõe de uma unidade de reciclagem.
– Economia de água – Ao contrário da alvenaria, a água não é necessária para erguer as paredes. Uma construção feita com sistema drywall economiza por ano milhões de litros deste precioso líquido. Por exemplo, em 2013, o fornecimento de drywall pelo Grupo Adamus contribuiu para que 6,6 milhões de litros fossem salvos, o equivalente a 19 milhões de garrafinhas de 350 ml. Isso porque cada m² de alvenaria gasta 30 litros de H2O.
– Baixo desperdício – 5% contra até 30% nos métodos convencionais.
– Obra mais limpa e sem acúmulo de entulho.

Serviço
Grupo Adamus/PlacoCenter Curitiba
Rodovia BR-277, 1.650 – Mossunguê
Fone: +55 (41) 3016-0003
www.placocentercuritiba.com.br