A partir desta segunda-feira (08.12) será possível ao cidadão solicitar certidões registradas em cartórios de municípios diferentes do local onde se encontra atualmente, evitando deslocamentos e custos com intermediários.Certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito de todo o Estado do Paraná pela internet ou então no cartório mais perto de sua casa ou trabalho. Neste segunda-feira (08.12), na sede do TJ-PR, em Curitiba, será lançada oficialmente o sistema de Transmissão Eletrônica de Certidões dos Cartórios de Registro Civil.

O serviço, que já estará disponível a partir desta segunda-feira (08.12), permitirá ao cidadão localizar um registro e solicitar certidões sem ter que se deslocar necessariamente ao cartório onde se encontra o registro original ou utilizar os serviços de despachantes que encarecem a obtenção desses documentos.

No caso de um cidadão que tenha nascido em Londrina, mas que hoje resida em Curitiba, bastará comparecer a qualquer Cartório de Registro Civil da capital paranaense e solicitar a segunda via do registro que foi feito no Cartório de Londrina. O pedido será feito eletronicamente pelo cartório solicitante, recebido e conferido pelo cartório que detém o registro originário (no exemplo o cartório de Londrina) e, em seguida, transmitido eletronicamente para a unidade solicitante que imprimirá o documento e o entregará ao usuário.

Outro benefício será permitir ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo o fácil acesso à pesquisa de óbitos, visando à extinção de processos ou mesmo de benefícios irregulares pagos pela Previdência Social, além da rápida localização e solicitação de quaisquer outras certidões de registro civil por qualquer ente público.

O lançamento oficial da Transmissão Eletrônica de Certidões ocorrerá na próxima segunda-feira (08.12) a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n), na sala do Órgão Especial do TJ-PR