SÃO PAULO, SP – Grupos de sem-teto fazem na noite desta quinta-feira (22) ao menos cinco passeatas pela região metropolitana de São Paulo. De acordo com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que organiza os atos, os protestos são contra o aumento das passagens de ônibus, metrô e trem.
Os grupos saíram de áreas periféricas e, por volta das 19h, seguiam em passeata em direção a terminais de ônibus e estações de trem. Os atos provocavam algumas interdições e eram acompanhados pela Polícia Militar. Não havia, no entanto, registro de tumultos.
Um dos atos teve início na região de Itaquera e seguia em direção ao terminal de ônibus da estação Itaquera do metrô. Segundo a PM, cerca de 400 pessoas participavam do ato por volta das 19h. Os manifestantes fechavam a pista sentido centro, na altura da rua Flor do Piauí.
Cerca de 400 pessoas também fechavam totalmente a pista sentido centro da estrada do M’Boi Mirim. O grupo saiu da ocupação Vila Nova Palestina e já chegava ao terminal Jardim Angela por volta das 19h.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também registrava no horário um outro ato de sem-teto na estrada do Campo Limpo, altura do número 6.559, fechando totalmente o sentido bairro. A polícia não informou o total de pessoas no local, mas disse que o clima era tranquilo.
A Carlos Caldeira Filho também estava bloqueada por volta das 19h por conta de outro protesto, que reuniu em torno de 500 pessoas, segundo estimativa da PM. Um dos coordenadores do movimento, porém, afirma ter em torno de 1.200 pessoas no local. O grupo saiu do metrô Vila das Belezas e deve seguir até o terminal João Dias.
A PM registrava ainda outro ato na região central de Santo André. O grupo de cerca de 80 pessoas saiu Igreja Universal da Perimetral e deve seguir em passeata até a estação Santo André da CPTM.
O movimento afirmou que outros dois grupos devem fazer passeatas na região do terminal Varginha e a estação Carapicuíba da CPTM. A PM, no entanto, ainda não tinha confirmação desses dois atos por volta das 19h.