O trânsito nas ruas do Centro de Curitiba está bastante complicado por causa da manifestação dos servidores estaduais, que marcha em defesa da escola pública do Paraná. No final desta manhã, com a chegada dos manifestantes a região do Centro Cívico, o Rua Mateus Leme, apresenta muita lentidão de tráfego desde a Rua Inácio Lustosa até a Rua Treze de Maio. E na Treze de Maio, trânsito intenso desde a Rua Almirante Barroso até a Rua Barão do Serro Azul, segundo o último boletim da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Durante o bloqueio da Praça Tiradentes, em virtude da presença de manifestantes que se dirigem ao Centro Cívico, os ônibus ligeirinhos das linhas CIC/Cabral, Santa Felicidade/Bairro Alto e Pinhais/Campo Comprido, em direção ao Cabral, Bairro Alto e Pinhais, a partir da Rua Cruz Machado desviam pela Alameda Cabral e as ruas Martim Afonso e Treze de Maio.

Com o bloqueio de acesso à Praça Tiradentes, enquanto manifestantes ocupam o local, linhas de ônibus vindos do oeste – Bigorrilho, São Brás, Jardim Esplanada e Savóia, a partir da Rua Cruz Machado, retornam pela Alameda Doutor Muricy, Rua Cândido Lopes e Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

Por causa da concentração de manifestantes no centro da cidade, todas as linhas de ônibus com passagem ou ponto final na Praça Tiradentes estão temporariamente sendo desviadas. Ônibus de linhas vindas da Rua Mateus Leme ao centro, retornam  depois do ponto defronte ao shopping Mueller, pelas ruas Inácio Lustosa e Trajano Reis.

Na Rua Treze de Maio é grande o congestionamentos de trânsito com muita lentidão desde o cruzamento com a Rua Barão do Serro Azul, até a Rua Conselheiro Laurindo. Já na Rua Amintas de Barros, a lentidão vai da Rua Conselheiro Laurindo à Rua Mariano Torres. Na Rua Mariano Torres, a pista direita tem todas suas faixas com lentidão da Rua Benjamim Constant até a Rua Aminas de Barros.  

Em virtude da mobilização dos manifestantes que deixam a Praça Santos Andrade pelas ruas João Negrão e Marechal Deodoro, até o Palácio Iguaçu, carros vindos do Alto da Rua Quinze ao centro, descem sem problemas as ruas Itupava, Quinze de Novembro e Marechal Deodoro, mas desviam a manifestação, seguindo pelas ruas Tibagi até a Avenida Visconde de Guarapuava. O retorno à região próxima ao centro é pelas ruas Brigadeiro Franco e Saldanha Marinho.

A Polícia Militar monitora desde às 10 horas, a caminhada de manifestantes que saem da Praça Rui Barbosa até a Avenida Vicente Machado, 445. Há congestionamentos nas ruas Emiliano Perneta e Visconde do Rio Branco. A partir da Avenida Vicente Mchado, vão até a Praça Tiradentes e, por fim, até o Centro Cívico. A recomendação é que os motoristas desviem pelas ruas menos congestionadas até o fim da movimentação dos manifestantes na região central.

Durante a permanência dos manifestantes na Avenida Vicente Machado, os ônibus das linhas DETRAN/Vicente Machado e Hospitl Militar/Itupava, vindos pela Avenida Vicente Machado, irão desviar pelas ruas Brigadeiro Franco, Saldanha Marinho, Professor Fernando Moreira, e chegam à Praça Osório pela canaleta da Rua Visconde de Nácar.

O último boletim da Secretaria de Trânsito (Setran), afirma que os enquanto os manifestantes seguirem pela Rua Cruz Machado, em direção ao Palácio Iguaçu, os ônibus das linhas Savóia, Jardim Esplanada, São Braz e Bigorrilho, vindos ao centro pela Rua Professor Fernando Moreira, não irão até a Praça Tiradentes. Os carros destas linhas deverão seguir pela Rua Visconde de Nácar, e retornam pela Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

Os ônibus das linhas Itupava/Hospital Militar e DETRAN/Vicente Machado, vindos do Alto da Quinze em direção ao Batel, por causa da manifestação, a partir da Rua Quinze de Novembro, desviam pela Rua Tibagi, Avenida Visconde de Guarapuava e Rua Brigadeiro Franco, por onde seguem até a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

Os ônibus expressos biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido circulam normalmente na região central. Quando os manifestantes deixarem a Avenida Vicente Machado e cruzarem a Rua Visconde de Nácar, os ônibus aguardarão a passagem e depois seguem viagem.

A Alameda Doutor Muricy ficou bastante congestionada por volta das 10 horas,  por causa da grande quantidade de veículos, desde a Rua Saldanha Marinho até a esquina com a Rua José Loureiro. Quem vem da região do São Francisco pela Rua Trajano Reis, em direção ao sul, desvia pelas ruas Barão de Antonina, Luiz Leão e Tibagi.

Atualizada às 11h53