BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Cerca de 500 auditores da Receita Federal estão em protesto na frente do prédio do Ministério da Fazenda nesta quarta-feira (5) para cobrar medidas de valorização da carreira e fortalecimento da Receita Federal.
Na pauta do protesto, também está a oposição às medidas provisórias que restringem benefícios fiscais e trabalhistas, que ainda terão de passar pelo Congresso.
Segundo Cláudio Damasceno, presidente do Sindifisco Nacional (sindicato da categoria), essas medidas afetam em cheio a classe trabalhadora.
Ele defende outras propostas para aumentar a arrecadação em ano de ajuste fiscal, como a cobrança de Imposto de Renda sobre lucros e dividendos de sócios e acionistas.
Entre as medidas de valorização da carreira, os auditores pedem a indenização de fronteira, um incentivo para que auditores trabalhem nas unidades da Receita nas fronteiras do país. A lei foi sancionada em 2013 e não saiu do papel, defende o Sindifisco Nacional.
Os auditores, responsáveis pela arrecadação de tributos no país, também reivindicam um reajuste de 35% nos salários.
Eles pedem que o salário dos auditores seja equivalente a 90,25% do teto dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que hoje está em R$ 33,8 mil.
Os auditores estiveram reunidos com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e afirmam que ainda não há sinalização de greve.