SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Cantareira voltou a subir nesta quinta-feira (9), de acordo com dados da Sabesp. O reservatório opera agora com 15,3% após subir 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior.
Outros dois mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo ampliaram o volume armazenado: Rio Grande e Rio Claro. Apenas o reservatório Alto Cotia teve redução em sua capacidade. Já o Guarapiranga e o Alto Tietê ficaram estáveis.
O percentual do Cantareira usado agora tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas). Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água.
arte
Após pressão do Ministério Público Estadual que cobra mais transparência na divulgação das informações, a Sabesp agora divulga os dois dados sobre a crise da água em São Paulo.
O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista –eram cerca de 9 milhões antes da crise da água. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.
OUTROS RESERVATÓRIOS
O sistema Alto Tietê, abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo, opera com 22,3% de sua capacidade, mesmo índice registrado na quarta-feira (8).
No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).
Já o reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, perdeu 0,1 ponto percentual e opera com 65,2%.
O reservatórios de Rio Grande avançou 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior enquanto o Rio Claro aumentou 0,1 ponto percentual.
O Rio Grande opera com 97% e o de Rio Claro com 45,3% de capacidade. Os sistemas atendem a 1,5 milhão de pessoas cada um.
O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, ficou estável e opera com 84,1% de capacidade.
A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.