A Secretaria da Mulher realizou, nesta semana, várias blitze da campanha Outubro Rosa, nas estações-tubo das praças Carlos Gomes e Rui Barbosa e na Rodoferroviária, com a distribuição de material da campanha de prevenção do câncer de mama.

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, acompanhou nessa terça-feira (27) a blitz rosa na Estação Tubo da Praça Carlos Gomes. Ao conversar com as usuárias do transporte coletivo ela fez questão de informar que o exame de mamografia é gratuito e está disponível na rede pública de saúde, com agendamentos na Unidades de Pronto Atendimento.

Maria do Carmo Tofanelli de Jesus, 55 anos, diz que há muito tempo não faz mamografia. Nem me lembro mais da última vez que fiz. Mas agora recentemente retirei uma glândula maligna da tireoide e estou mais consciente. Vou aproveitar essa campanha do outubro rosa e, como não tenho plano de saúde, vou fazer pelo SUS que é de graça.

Nesta quinta-feira (29), Tânia Lacerda, de 62 anos, estava na Rodoferroviária esperando uma tia que vinha de Maringá. Ao ser abordada pela equipe da Secretaria da Mulher, ela disse que há muitos anos faz o exame de mamografia periodicamente. Faz parte da minha rotina. Sempre que vou ao ginecologista, ele pede o exame e eu sempre faço. Mas tenho amigas que não fazem. Por isso eu acho importante a mídia estar sempre falando sobre o assunto, e neste mês de outubro então, é impossível não lembrar, porque vários lugares da cidade e do mundo estão iluminados com a cor rosa para lembrar as mulheres que elas têm que fazer o exame de mamografia para prevenir o câncer, diz. Não tenho caso na minha família, mas me cuido, porque com a saúde não se brinca, acrescenta.

O adolescente João Victor Moura, 14 anos, e mais algumas amigas da escola, passavam pela Praça Carlos Gomes e ficaram interessados no material da campanha do Outubro Rosa. Minha tia teve câncer de mama, mas quando descobriu já era tarde e ela faleceu. Por isso acho importante o trabalho da Prefeitura em divulgar o assunto. Se ela tivesse sido mais esclarecida talvez ainda estivesse aqui, comenta. Todos nós devemos nos cuidar e as mulheres devem estar conscientes dessa doença que pode sim ter cura, completa.