Confira os destaques dos pronunciamentos dos senadores

A FAVOR
Simone Tebet
PMDB – MS
Não há como exagerar a gravidade da situação brasileira. O Brasil não está parando, está parado. Vivemos uma paralisia econômica. A dona de casa vai hoje ao supermercado e não enche o carrinho

A FAVOR
Dário Berger
PMDB – SC
Que país é esse que nós estamos vivendo? Não há como ficar indiferente a tudo que está acontecendo na vida pública do Brasil. O que é certo é que, como está, não podemos ficar. Não estou fazendo o que estou fazendo com prazer, é com absoluta tristeza

A FAVOR
Sérgio Petecão
PSD – AC
A presidente sofre hoje um processo em razão de ter cometido um crime de responsabilidade fiscal. Além do mais, o processo não foi iniciado pela oposição, como é dito aqui por alguns oradores, mas por um ex-fundador do PT, doutor Hélio Bicudo.

CONTRA
Telmário Mota
PDT – RR
Em 1987, Renato Russo lançou a música ‘Que país é esse?’ Esse é o país que toma no tapetão o mandato de uma presidente. Que condena quem resgatou as políticas sociais.

A FAVOR
Romário
PSB – RJ
O que votamos hoje é a possibilidade de conhecer melhor os fatos. Estaremos debruçados com mais tempo e profundidade sobre o processo e os argumentos de cada lado.

A FAVOR
Ricardo Ferraço
PSDB – ES
Para mim está claro o desrespeito, a lesão premeditada e dolosa da lei orçamentária. O expediente usado foi criar um álibi através da alteração da meta fiscal, como se pudesse limpar a cena do crime.

A FAVOR
Magno Malta
PR – ES
O [publicitário] Duda Mendonça criou o Lulinha paz e amor e a peça de marketing fez com que sonhássemos junto com eles. Os fundamentos da economia desse país foram dados nos dois governos do Fernando Henrique.

A FAVOR
Lúcia Vânia
PSB – GO
A irresponsabilidade na questão fiscal irá impor sacrifícios para as futuras gerações

A FAVOR
Zeze Perrella
PTB – MG
O que esse pessoal fez com o Brasil foi uma coisa inacreditável. Os motivos para votar o impeachment não são só as pedaladas fiscais, o que já seria suficiente.

A FAVOR
Ronaldo Caiado
DEM – GO
O que estamos fazendo nesta tarde é interromper este ciclo danoso, que começou a deterioração do processo populista, demagógico, bolivariano. A população nos alertou: não vamos deixar acontecer no Brasil o que está ocorrendo na Venezuela.

A FAVOR
Ataídes Oliveira
PSDB – TO
Quero falar para você, Lula, que está nos assistindo. Acredito que a culpa de todo esse desastre é sua. Foi você quem botou essa criatura para governar o país. A Dilma vai ser cassada e o [juiz] Sergio Moro vai te convidar para bater um bom papo.

A FAVOR
Marta Suplicy
PMDB – SP
O que está em jogo nesse momento é a oportunidade de um grande pacto. Confio na possibilidade de montarmos um amplo leque de forças e apoios sociais e políticos. Trabalhadores e empresários, em torno de um governo de união nacional.

A FAVOR
Aloysio Nunes Ferreira
PSDB – SP
A presidente será afastada definitivamente, não tenho dúvida nenhuma. Ela perdeu as condições de governar este país. Não há ninguém que acredite, nem mesmo seus defensores.

A FAVOR
José Medeiros
PSD – MT
Dizer que 54 milhões de votos dão legitimidade à presidente para fazer o que quiser não é verdade. Ela está debaixo do guarda-chuva legal deste país, que tem no ápice a Constituição Federal

A FAVOR
Ana Amélia
PP – RS
Não temos nenhuma alegria e nenhuma satisfação de estar julgando um político. Não é feliz o momento de hoje mesmo sabendo da responsabilidade que paira sobre os nossos ombros.