SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma chuva forte atingiu toda a cidade de São Paulo na noite desta sexta-feira (21).
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos por 3 horas por causa do temporal.
Por volta das 20h55 houve transbordamento do Córrego Ipiranga, perto da Praça Leonor Kauppa. A região ficou em estado de alerta até as 21h30.
Por causa da chuva, foram registrados diversos pontos de alagamento na capital e Grande São Saulo. Às 21h a Avenida Roque Petroni Junior, na altura do número 1.317 ainda estava intransitável em ambos os sentidos, próximo à Avenida Chucri Zaidan, na zona sul; Avenida Ricardo Jafet, em frente ao shopping Plaza Sul; Avenida Casa Grande, em Diadema, na Grande São Paulo; Júlio de Mesquita, em São Bernardo do Campo, junto ao corredor ABD; a pista central da Anchieta do km 10 ao km 13 por causa do risco de alagamento.
O Túnel do Anhangabaú foi fechado por causa da chuva nos dois sentidos por meia hora (20h30 às 21h).
A chuva prejudicou também as linhas do metrô que circulam pela superfície como a Linha 5 – Lilás que operou com velocidade reduzida entre Capão Redondo e Largo Treze.
Uma árvore de grandes proporções caiu às 20h30 na Av. Lineu de Paula Machado no nº 1.443, sentido USP, altura da Praça Professor Cardim, no Butantan, na zona oeste. A ocupação da pista foi total complicando o trânsito na região.
A zona sul da capital (Jabaquara, Santo Amaro e Pinheiros) foi a região mais atingida pelo temporal desta sexta-feira.
Segundo o CGE, o motivo do temporal foi uma extensa área de instabilidade que se propaga do interior do Estado para a capital e Região Metropolitana com núcleos de forte intensidade.
PREVISÃO
No sábado (22) as instabilidades se afastam do estado paulista, mas ainda deixam muitas nuvens com chuvas fracas e chuviscos, principalmente até o amanhecer. De acordo com o site do CGE os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul trazendo um ar mais frio e úmido. As temperaturas declinam um pouco, mas não chega a fazer frio extremo. Mínima de 16ºC e máxima em torno dos 23ºC.