Um grupo formado por 50 pacientes, do médico Dr. Giorgio Baretta, que foram submetidos à cirurgia bariátrica se reuniram e, com o apoio do Hospital VITA, vão participar da ½ Maratona Ecológica de CWB. A prova tem a finalidade de estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida. A largada será neste domingo, 7 de maio, às 7h da manhã, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, com três modalidades: 21Km, 10km e 5km. 

O especialista em cirurgia bariátrica do Hospital VITA, Dr. Giorgio Baretta, que também participará do evento, conta que vários pacientes dele praticam corrida, inclusive ½ maratona e triatlo. Segundo ele, isso acarreta em benefícios diversos, como a melhora da capacidade cardiovascular, já que a maioria deles foram sedentários durante muito tempo e, ao emagrecer, começam a fazer atividades físicas. A pessoa reduz o risco de infarto e derrame, além disso, conhece pessoas, faz novas amizades e ainda estimula outros indivíduos a praticar exercícios, ressalta. Outro ponto destacado pelo médico, é quanto ao reganho de peso futuro, o sedentarismo é um dos principais motivos que levam o paciente que realizou procedimento bariátrico a voltar a engordar.       

Rafaela Moraes de Lima, consultora de vendas, iniciou a prática em 2014 pesando 100kg, antes de passar pelo procedimento de redução de peso, mas teve que desistir por sofrer com lesões no tornozelo devido ao sobrepeso. Fiz a cirurgia bariátrica em 2015, procurei o médico para resolver uma questão estética e, ao realizar os exames, descobri que a saúde estava mais comprometida do que eu imaginava, conta. Um ano depois, com 40kg a menos, Rafaela diz estar satisfeita com o resultado e sentindo-se mais disposta. Assim como a maioria dos integrantes do grupo que vão participar da ½ Maratona, optou pelo percurso de 5km, o qual é percorrido em uma média de 40 minutos a uma hora.