Nove das dez Ruas da Cidadania de Curitiba já contam com os serviços de autoatendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná), cujo primeiro equipamento entrou em operação no Pinherinho na semana passada.

 Desde então, as regionais Matriz, Boqueirão, Cajuru, Boa Vista, Santa Felicidade, Portão, Pinheirinho, Bairro Novo e CIC já receberam o serviço — apenas Tatuquara aguarda a conclusão da infraestrutura para receber o equipamento.

O serviço dá acesso a 20 serviços de habilitação de trânsito e de veículos, além de seis funcionalidades da Copel e pagamento de taxas.  A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná.

Os serviços do Detran incluem o agendamento de exames e cursos de reciclagem; 2ª Via da CNH e licenciamento; cancelamento de agendamento do curso de reciclagem; solicitação de carteira de habilitação definitiva; consulta de resultado de exame, envio CNH e licenciamento; emissão de guia de multa, extrato de débitos e multas pagas; emissão de guia de reteste de exames.

Também poderão ser feitos pagamentos de multas, de guias de habilitação, veículos e licenciamento; solicitação da permissão internacional para dirigir (PID); consulta de pontuação da CNH e a renovação do documento de habilitação.

Já na área da Copel, os consumidores terão acesso à alteração de dados cadastrais, consulta de débitos, levantamento de histórico de consumo, impressão da segunda via da conta – e ainda solicitar a religação do imóvel à rede elétrica.

Para os serviços do Detran, é necessário ter em mãos o documento do veículo e Carteira de Habilitação. Já para os da Copel, apenas a conta de luz e o RG.