O Coritiba venceu por 1 a 0 o Cruzeiro, nessa quarta-feira (dia 18) à noite, no Couto Pereira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 18º lugar, com 31 pontos, dentro da zona de rebaixamento. A equipe mineira está na 5ª posição, com 47 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O resultado encerra as duas maiores sequências do Brasileirão 2017. O Coxa era o time há mais tempo sem vencer na competição, com nove rodadas seguidas. O Cruzeiro era o “time do momento”, a equipe há mais tempo sem perder no Brasileirão, com oito rodadas de invencibildiade.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

BAUMJOHANN
O alemão Baumjohann, 30 anos, ex-Bayern de Munique, fez sua estreia pelo Coritiba entrando aos 12 minutos do 2º tempo. O jogador chegou ao clube paranaense em 5 de julho e ainda não havia entrado em campo. Nos 33 minutos em campo, ele mostrou visão de jogo, habilidade e criou boas jogadas ofensivas. Clique aqui para ver a nota para o alemão e para os demais jogadores do Coritiba.

DESEMPENHO
O Coritiba teve desempenho exemplar na marcação, com bom posicionamento e muita aplicação dos jogadores. Com a bola, seguiu como um time engessado, com pouca criatividade. No entanto, a visão de jogo de Alan Santos, a bola parada de Carleto, o esforço de Tiago Real e a velocidade de Rildo tornaram o Coxa uma equipe com alguma qualidade no ataque. O Cruzeiro teve uma atuação apática e levou pouco perigo ao adversário.

TÉCNICO
Marcelo Oliveira completou 13 jogos no comando do Coritiba em 2017, agora com 3 vitórias, 3 empates e 7 derrotas.

ESCALAÇÃO
O Coritiba tinha duas mudanças na escalação: a volta de Léo, após cumprir suspensão, e Longuine no meio-campo, ganhando a vaga de Galdezani, que começou no banco. Os desfalques eram Kleber, Alecsandro e Getterson. O esquema tático foi o 4-2-3-1. Os três meias ofensivos eram Tiago Real (direita), Rildo (esquerda) e Longuine (centro).

No Cruzeiro, as ausências eram Dedé, Galhardo, Judivan, Leo, Robinho, Cabral, Raniel, Sassá e Alisson. O técnico Mano Menezes também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. O Cruzeiro mostrou mais qualidade no jogo pelas pontas, mas não conseguiu marcar Alan Santos, que era o destaque do Coxa no meio-campo. O time da casa começava bem várias jogadas, mas tinha dificuldade para criar chances de gol. Com isso, a bola parada mais uma vez apareceu para ajudar o time paranaense. Aos 33, Carleto cobrou escanteio. Cleber Reis desviou de cabeça. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa (ex-Coritiba) tentou tirar e acabou marcando contra.

SEGUNDO TEMPO
O Coxa voltou melhor, com mais organização e buscando o segundo gol com inteligência, sem pressa. Aos 12, saiu Longuine e entrou Baumjohann. O time ganhou mais mobilidade no ataque e passou a criar boas jogadas pelas pontas. Aos 25, troca de volantes: saiu Alan Santos e entrou Edinho. O Coxa ficou mais forte na marcação e dificultou a vida do adversário, mas passou a atacar menos. A situação voltou ao normal aos 35, com outra troca de volantes: saiu Jonas e entrou Galdezani.

ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Coritiba somou 17 finalizações (3 certas), 42% de posse de bola, 90% de eficiência nos passes e 6 escanteios. O Cruzeiro teve 11 arremates (2 certos), 58% de posse de bola, 91% de eficiência nos passes e 8 escanteios. Os dados são do Footstats.

CORITIBA 1 x 0 CRUZEIRO
Coritiba: Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas (Galdezani), Alan Santos (Edinho), Tiago Real, Longuine (Baumjohann) e Rildo; Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira
Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Digão, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson (Messidoro); Rafinha, Thiago Neves e Elber (Arrascaeta); Rafael Sobis (Rafael Marques). Técnico: Mano Menezes
Gol: Diogo Barbosa, contra (33-1º)
Cartões amarelos: Ezequiel (Cru). Tiago Real (Cor).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 6.470 pagantes (7.056 total)
Renda: R$ 110.235,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
17 – Hudson dribla um e rola para Elber, na área. Ele chuta sobre o gol.
33 – Gol do Coritiba. Carleto cobra escanteio. Cleber Reis desvia de cabeça. Diogo Barbosa tenta tirar e acaba marcando contra.
34 – Henrique Almeida parte em contra-ataque, invade a área e chuta cruzado. A bola bate em Manoel e sai.
42 – Longuine rouba bola no ataque e chuta cruzado. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
13 – Alan Santos chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
18 – Thiago Neves bate escanteio e tenta o gol olímpico. Wilson salva.
24 – Tiago Real dribla um e cruza na medida. Henrique Almeida cabeceia fraco. Fabio segura.
25 – Carleto dribla um, invade a área e chuta cruzado. A bola passa perto.
33 – Thiago Neves bate escanteio. Jonas desvia. Rafinha pega o rebote e chuta perto, ao lado.
40 – Depois de escanteio, a bola sobra para Rafinha, na área. Ele chuta e Cleber Reis salva.
41 – Henrique Almeida ganha do zagueiro, avança até a área e chuta. Fábio espalma.