O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, alertou no último dia 27 de outubro, que a mudança do clima, junto com a destruição de florestas, de nascentes, a poluição, assoreamento e a utilização excessiva da água dos mananciais são as principais causas da crise hídrica enfrentada hoje em várias regiões do país. Para o ministro, a solução dos problemas envolvendo a crise hídrica e o saneamento básico requer o envolvimento de todos: governos, legisladores, sociedade civil, setor privado e academia.

 


 

Denis Ferreira Netto

Proibição à pesca de espécies nativas começa na quarta-feira
A partir do dia 01 de novembro e até o dia 28 de fevereiro do ano que vem,está proibida a pesca de espécies nativas nos rios e reservatórios do Paraná. A medida visa proteção da fauna aquática, durante a piracema, quando a maioria das espécies se reproduz. A atividade será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas não faz parte da restrição. Também serão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido.

Marca de cerveja reaproveita bagaço de malte para fazer óculos
A Cervejaria Colorado lançou uma linha de acessórios inspirados no universo cervejeiro com o uso do bagaço de malte. Junto com as marcas nacionais Leaf e Vela, foram criadas uma linha óculos de sol Colorado Leaf e um modelo inédito de bicicleta elétrica, a Vela Colorado. O projeto reaproveita o resíduo da produção das cervejas Colorado como estrutura das armações, reduzindo assim o impacto no meio ambiente.

São Paulo tem 14 parques fechados como medida contra febre amarela
A capital paulista ficará com 14 parques fechados por tempo indeterminado, como medida preventiva após um macaco ter sido encontrado morto, no último dia 24 de outubro, no Parque Anhanguera, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Apesar de ainda não haver o resultado do exame histoquímico para atestar a febre amarela no animal, testes preliminares indicam se tratar da doença e a pasta decidiu fechar os parques preventivamente.