A etiqueta é considerada a principal ferramenta do mercado têxtil para orientar os consumidores. Além de trazer informações de fabricação e tamanho, indicam também o passo a passo de lavagem, alvejamento, secagem, forma de passar e outros cuidados, permitindo assim a conservação das peças. E quanto maior for a durabilidade de uma roupa, menor será a possibilidade de descarte, beneficiando não somente o comprador, mas o meio ambiente.

Pensando nisso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) promove um curso on-line para esclarecer o consumidor sobre o produto que está adquirindo e como cuidá-lo para manter a conservação e durabilidade. As aulas serão realizadas nos dias 25 e 27 de abril, das 8h30 às 17h30, por meio da plataforma Zoom e abordarão aspectos como: histórico da Lei de etiquetagem e da norma de simbologia; a Portaria INMETRO (nº 7 de maio de 2020) nº 118 de 11 de março de 2021, o Regulamento Mercosul e as Normas da ABNT; as normas vigentes, legislação atualizada, etiquetas em amostras, além de exemplos de erros e acertos para verificar como apresentar a simbologia corretamente.

Os participantes terão acesso ainda a Norma ABNT NBR NM ISO 3758:2013 e a uma apostila com conceitos abordados durante o curso. As informações para acesso ao material didático em versão digital serão fornecidas no e-mail de confirmação do curso. Além disso, será indicado o link para download da apostila e os dados de acesso à ABNT Coleção com as normas disponibilizadas no curso.

A participação é paga e pode ser adquirida via site de cursos da associação: ABNT Catalogo.

 

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.