AEN-GeraldoBubniak – Produtos locais devem ter cada vez mais aceitação

O perfil do consumidor mudou. Em vez dos artigos produzidos em grande escala industrial, aumentou a busca por produtos locais. Esse cenário é apresentado em estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, que mostra a tendência dos consumidores, cada vez mais, rejeitarem o genérico, os produtos massificados. A preferência agora é comprar localmente, de pequenos produtores, desde a cerveja até o queijo.

E o Paraná entrou nessa nova era. A agricultura do estado tem participado desse ‘upgrade’. Um exemplo é a produção de cerveja e pão em Guarapuava. A Akademie Ireks & Agrária inaugurou em outubro um centro de treinamento e desenvolvimento de novos produtos para os segmentos de panificação e cervejaria. O centro é uma parceria entre a Ireks do Brasil e a Cooperativa Agrária e foi idealizado para que os clientes dessas marcas possam testar e aprimorar seus produtos antes de lançá-los no mercado.

“A Agrária e a Ireks investiram cerca de R$ 25 milhões nesse centro de qualificação profissional para padeiros, confeiteiros e mestres-cervejeiros. Esse novo olhar qualifica o produto final para o mercado consumidor e tem potencial de gerar mais empregos no Estado”, explicou o governador Ratinho Junior.

Segundo o governador, os investimentos tecnológicos das cooperativas paranaenses serão cerca de R$ 2 bilhões apenas neste ano. “Nós produzimos em quantidade e variedade, status que nos permite competir em grau de igualdade com os países desenvolvidos. Isso se deve à organização e ao olhar para a inovação das nossas cooperativas”, disse Ratinho Junior.

Outro exemplo é o caso da uva. Em novembro, o Governo lançou o programa de Desenvolvimento e Revitalização da Viticultura e da Agroindústria Vitícola no Paraná – Revitis, para apoiar a produção de uva no Estado e atender a demanda da agroindústria, que está em crescimento e que ainda depende do fornecimento da fruta de outros estados. O objetivo também é atender demanda gerada pelos consumidores diretos e incentivar o turismo rural.

Queijo premiado e a capacitação
Uma das ferramentas do Governo do Estado para modernizar a agricultura é a Emater — Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, que trabalha diariamente com os produtores fornecendo capacitação e assistência técnica; ajuda na promoção (marketing) e na comercialização; além de apoio para busca de financiamento e adaptação à legislação.

“Nosso trabalho é identificar o potencial do produtor e fazer esse produto chegar à mesa do paranaense”, explica Mary Stela Bischof, engenheira agrônoma do Emater.

Um dos exemplos de destaque vem de um derivado do leite. O Paraná levou 25 tipos de queijo para o Prêmio Queijo Brasil, em Florianópolis, e foi premiado em 12 categorias. “Temos diversidade e qualidade aqui no Paraná”, contou Mary Stela.

Para chegar até lá, o caminho é longo. É comum o produtor rural ter apenas a técnica para produzir. Com apoio do Emater, aprende a comercializar e a legalizar essa venda, dentro de todos os padrões exigidos pela legislação e pelo mercado.

Produtos orgânicos nas escolas ganham regulamentação
Em setembro, foi regulamentada a Lei 16.751/10, que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar.

Atualmente, 8% da alimentação escolar é orgânica e 60% é proveniente da agricultura familiar. Para que o Paraná seja o primeiro estado a ter 100% da merenda orgânica, diversas estratégias serão adotadas pelo Governo do Estado ao longo dos próximos anos. As ações incluem soluções na área de sanidade animal, ampliação da produção e organização dos produtores em associações e cooperativas.

Algumas regiões já estão avançadas. Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, 90% da alimentação escolar já é orgânica. Em 2019, o programa Paraná Mais Orgânico alcançou a marca de 1.127 certificações em propriedades rurais paranaenses com mais de 2.057 visitas e 852 estudos de caso.

No campo, a conectividade digital avança
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirma que as tendências atuais no campo são inteligência artificial, máquinas autônomas, máquinas elétricas, sistemas de gestão, sensores e aplicativos, sistemas integratórios de produção, ciência de dados, imagens com drones, automação, robótica e internet das coisas. “O desafio é a conectividade”, afirmou. “Temos que usar a ciência a nosso favor, estamos caminhando para a agricultura digital num futuro próximo. Cerca de 72% do resultado no campo vem da tecnologia, e menos da força bruta. Aqui já buscamos a inovação para fazer mais com menos”, disse.

O governador Ratinho Junior segue a mesma linha. “O próximo ciclo é o da industrialização. Os agricultores têm deixado a enxada pela tecnologia, pelos smartphones e drones. Nós temos incentivado o cooperativismo e realizamos investimentos na rede trifásica de energia para manter uma agricultura forte e diversificada, capaz de gerar ainda mais renda”, afirmou.

CERVEJA
A ideia da Akademie Ireks & Agrária, de Guarapuava, é receber empreendedores interessados em idealizar e testar novos produtos, inclusive para o mercado de cervejas artesanais, que cresceu 35% apenas no ano passado no País. A estrutura conta com laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade, panificadora e cervejaria experimentais, além de mestres padeiros e cervejeiros.

A AGRICULTURA NO PR
Segundo dados da Secretaria da Agricultura
Paraná é a 5ª maior economia do Brasil
Paraná é o 1º do país na produção de proteínas animais
16% da produção nacional de grãos é paranaense
Entre as 20 maiores cooperativas do Brasil, 12 são paranaenses
São 119 startups ligadas à agricultura no Paraná
84% das 305 mil propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar
157 mil famílias trabalham com a produção agrícola no Paraná
50 mil famílias estão organizadas em cooperativas ou associações no Paraná
175 pequenas cooperativas no Paraná
400 associações de agricultores familiares no Paraná