Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Jogadores do Athletico chegam à Colômbia

O Athletico Paranaense joga nesta terça-feira (dia 13) às 21h30 contra o América de Cali, na Colômbia, na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo será no Estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira, a cerca de 200km de Cali, já que o estádio do América passa por reformas. O jogo de volta será na Arena da Baixada, em 20 de julho.

A partida será transmitida apenas pela Conmebol TV, canal que está disponível nas operadoras Claro, Sky e DirecTV Go por R$ 39,90 mensais.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
Os desfalques no Athletico são goleiro Santos e o lateral-esquerdo Abner, ambos com a seleção brasileira olímpica. O zagueiro Lucas Halter, que sofreu uma lesão e só volta a jogar em 2022, também desfalca o time. A provável escalação é no esquema tático 4-2-3-1, com Terans, Nikão e Vitinho na linha de três.

O técnico português António Oliveira também usou o esquema tático 5-4-1/3-4-3 em alguns momentos da temporada 2021. Nesse caso, Zé Ivaldo entraria na equipe para a saída de um jogador do setor ofensivo (Vitinho ou Terans).

TABU
Na partida, o Athletico tenta quebrar o tabu de nunca ter vencido na Colômbia por competições oficiais. Foram quatro derrotas e dois empates no país. Foram duas derrotas para o América de Cali (em 2002 e em 2005), uma para o Millonarios e uma para o Tolima. Os empates foram com o Junior Barranquilla (na final da Copa Sul-Americana de 2018) e com o Independiente Medellin (em 2005).

AMÉRICA DE CALI
O América de Cali estreia no jogo o técnico Juan Carlos Osório, ex-São Paulo, Atlético Nacional-COL, México e Paraguai. O time colombiano jogou pela última vez em 25 de maio, entrou em férias em 29 de maio e voltou aos trabalhos em 15 de junho. Foi eliminado do campeonato nacional nas quartas de final, em 1º de maio, quando não conseguiu superar o Millonarios. Em seguida, em 25 de maio, perdeu por 1 a 0 para o Cerro Porteño, do Paraguai, e terminou em 3º lugar no Grupo H da Libertadores. Com isso, acabou nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

O América de Cali somou apenas uma vitória nos últimos 8 jogos – 3 a 1 sobre o La Guaira (Venezuela). Nos outros jogos, cinco derrotas e dois empates. No campeonato nacional, terminou em 8º lugar a primeira fase e caiu diante do Millonarios nas quartas de final.

ARTILHEIRO FAMOSO
O jogador mais conhecido do América de Cali é o centroavante Adrián Ramos, 35 anos, que jogou no futebol alemão (Hertha Berlin e Borussia Dortmund) de 2009 a 2016. No total, somou 45 gols e 23 assistências em 144 jogos na Bundesliga. Na Libertadores 2021, ele marcou dois gols em quatro jogos. No total da temporada, porém, apenas quatro gols em 12 partidas. Em toda história, ele soma quatro gols em 37 jogos pela seleção.

HISTÓRICO
Athletico e América de Cali já se enfrentaram quatro vezes. Todos os duelos foram pela fase de grupo da Libertadores. Em 2002, o time brasileiro empatou em casa por 1 a 1 e sofreu goleada de 5 a 0 em Cali. Em 2005, perdeu na Colômbia por 3 a 1 e venceu no Brasil por 2 a 1. O time colombiano contava em 2005 com o meia colombiano David Ferreira, que foi o grande destaque daquela Libertadores. Após a competição, o jogador acabou contratado pelo Athletico e virou ídolo no futebol paranaense, atuando em Curitiba até 2009.

AMERICA DE CALI x ATHLETICO
América: Graterol; Arrieta, Marlon Torres, Pablo Ortiz e Hector Quiñones; Luis Paz e Ureña; Santiago Moreno, Batalla e Mateo Ortiz; Adrián Ramos Técnico: Juan Carlos Osório
Athletico: Bento; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolas; Richard e Christian (Cittadini); Nikão, David Terans e Vitinho; Matheus Babi. Técnico: António Oliveira
Árbitro: Jose Argote (VEN)
Local: Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, na Colômbia, às 21h30
TV: Conmebol TV