Jaelson Lucas / ANPr – “No site

Os pais de estudantes da rede estadual, municipal e também de alguns colégios particulares já podem acompanhar o boletim escolar de seus filhos na plataforma Governo Digital. O documento, quando disponibilizado pelas instituições, fica visível na plataforma, e os responsáveis são avisados na página inicial. 
Além disso, os pais ou responsáveis também conseguem emitir declaração de matrícula e solicitar o histórico escolar do aluno tudo rapidamente pelo site. Para isso, basta inserir o CPF e o número do celular que foi cadastrado na escola. 
Na plataforma, também é possível acompanhar a frequência de faltas. O Governo Digital, por exemplo, emite um alerta para os pais, caso o estudante tenha cinco faltas consecutivas ou setes faltas alternadas, o que já é caracterizado como abandono escolar. 

Cursos
Conhecimento nunca é demais. A plataforma disponibiliza os cursos técnicos em várias áreas ofertados pela Secretaria da Educação do Paraná. Eles são destinados aos alunos matriculados ou que já completaram o ensino fundamental, médio ou superior. Podem, também, ser cursados integrados ao ensino médio por quem estiver concluindo o ensino fundamental ou na modalidade subsequente.

Seleção
No Governo Digital, profissionais da educação podem ser informar sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação temporária de professores, pedagogos, intérpretes de libras, auxiliares de serviços gerais e assistentes administrativos. 

EJA
Quem não terminou o ensino fundamental e médio e deseja dar continuidade nos estudos pode consultar onde há escolas que ofertam EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adulto (CEEBJA) no Governo Digital. 
A plataforma leva o usuário direto para a Secretária de Estado da Educação, onde há listas de colégios com o serviço. 

Exame
Os cidadãos do Paraná conseguem ver no Governo Digital datas para os Exames Estaduais de Educação de Jovens e Adultos On-line, testes destinados aqueles que querem certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio sem assistir aulas regulares. 

Destaque/Escola Paraná
No Governo Digital, os professores têm acesso ao aplicativo Escola Paraná, que reúne diversos recursos, como agenda pessoal, agenda de eventos para turmas e visualização da grade de horários. 
Desenvolvido para smartphones e tablets, o app permite que os docentes da rede estadual de ensino organizem suas ações pedagógicas e aumente a interatividade com colegas.