Valquir Aureliano – Policiais do Batalhão da Patrulha Escolar no pátio do Colégio Estadual Amâncio Moro

O Colégio Estadual Amâncio Moro, no bairrio Jardim Social, em Curitiba, está sem aulas nesta quinta-feira, 29. Segundo informações da Secretaria da Escola, apenas seis alunos compareceram ao local nesta manhã. A ausência foi creditada às ameaças que circularam na tarde desta quarta-feira, 28, nas redes sociais. Na escola estudam 1.200 alunos, sendo 300 do Colégio Estadual do Paraná (CEP), que passa por reformas, e por isso foram remanejados para o Amâncio Moro.

“Amanhã vai ser um dia especial para mim, vou me vingar de todas as pessoas que odeio, infelizmente sera bala para todo canto, não posso escolher as vítimas a dedo, mas sei que entre as pessoas vai ter os que quero realmente matar, isso que importa, inocentes serão feridos? Sim. Estou portando 3 armas brancas, um revólver.357, uma espingarda cal 20, e acessórios para minha defesa. Este é meu último recado, abraços de um anjo qualquer”, postou um perfil no Instagram.

Ainda conforme os dados da Secretaria do Amâncio Moro, houve o comunicado da escola à Secretaria de Estado da Educação (SEED), que imediamente fez o reforço da Patrulha Escolar nas imediações do Colégio.

Vários pais ligaram para o colégio, mas preferiram não deixar os filhos irem à escola, apesar da orientação da SEED sobre o não cancelamento das aulas. 

Segundo informações de um professor do colégio, ele começou a dar aula para apenas dois alunos que mais tarde foram dispensados. Pais teriam se organizado pelo whatsapp e, com medo, preferiram não encaminhar os filhos para a escola nesta quinta-feira, 29

Procurada pela reportagem da SEED, em nota, informou que tomou providências e recorreu à Polícia Militar para acionar O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Além disso, foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre o acaso no Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber).

Veja a nota da SEED na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que a direção do colégio citado, ao saber da suposta ameaça contra a escola, tomou todas as providências cabíveis em relação ao episódio. A Polícia Militar e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) foram acionados e estão no local, monitorando a entrada e saída de alunos da instituição. Ainda na manhã desta quinta-feira (29) será registrado Boletim de Ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) para que seja apurada a autoria da mensagem, enviada de forma anônima. As aulas estão mantidas.

Mais informações em breve.