Geraldo Bubniak – Lucho Gonzalez

O empate em 2 a 2 com o Ceará, no domingo (25), deixou o Atlético em alerta para o jogo desta quarta-feira (28), contra o Fluminense, pelas semifinais da Copa Sul-Americana. O Furacão decide, no Rio de Janeiro, a vaga para a final da competição.

“Se fizermos um primeiro tempo ruim como fizemos hoje, pode colocar a perder uma classificação”, disse o técnico Tiago Nunes, sobre o desempenho neste domingo.

Teoricamente, a vantagem do Atlético é considerável. O time venceu o jogo de ida por 2 a 0, na Arena da Baixada. Só será eliminado se perder por três ou mais gols de vantagem. Se perder por 2 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. Se marcar um gol, obriga o adversário a fazer pelo menos quatro, já que o gol fora de casa vale como critério de desempate.

“Isso é importante. Temos que entrar com o pensamento de marcar gols”, disse o volante Lucho Gonzalez, mais experiente jogador do Atlético. “Mas precisamos estar preocupados com o nosso trabalho e concentrados no jogo. É uma decisão muito difícil e os detalhes fazem a diferença”.

Um dos alertas dentro do grupo é que o Atlético não pode entrar em campo apenas pensando na vantagem. “Vamos fazer o nosso jogo, que estamos acostumados. Não seremos um time que vai jogar com o resultado e entrar para defender”, disse Lucho. “Temos que ser inteligentes, sabendo que temos uma vantagem boa, mas que não tem nada definido”.

A vaga na final da Sul-Americana ganhou ressonância após as declarações de Tiago Nunes. Na última semana, ele falou que daria prioridade à obtenção de vaga na Libertadores através do Brasileirão – para isso, o time precisa ficar pelo menos em 6º lugar. No domingo, o discurso mudou. “O Atlético tem que parar de comemorar vaga, classificação. Tem que comemorar título”, disse. “Se quer transformar o Atlético em uma marca internacional, tem que ganhar dentro de campo”.

As finais da Sul-Americana serão em dezembro. O adversário será um clube colombiano: Junior de Barranquilla ou Independiente Santa Fe. Quem vencer a competição ganha vaga na Libertadores de 2019. A vaga via Brasileirão está mais difícil: o Atlético precisa vencer o Flamengo, fora de casa, e torcer por tropeço do Atlético-MG (em casa) contra o Botafogo.