Após ter derrotado o Athletico por 2 a 0, neste domingo (13), na Arena da Baixada, o Flamengo divulgou em seu site oficial uma nota em que reclama da arbitragem.

Na partida deste domingo, o árbitro Braulio da Silva Machado (SC) marcou um pênalti de Léo Pereira em Lucas Silva. Mas acabou voltando atrás depois de ter visto o lance no monitor do árbitro de vídeo (VAR). Na Central do Apito, da TV Globo, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci disse que houve pênalti e reprovou a decisão do árbitro.

Segundo o Flamengo, esse árbitro estará presente na partida entre o clube carioca e o Grêmio, que no dia 23 decidem uma vaga à final da Copa Libertadores, no Maracanã. No jogo de ida, em Porto Alegre, houve empate em 1 a 1. Mas o time carioca teve três gols anulados – todos corretamente, de acordo com a Central do Apito, da TV Globo.

Veja íntegra da nota

“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta ter que se posicionar a respeito da arbitragem do Campeonato Brasileiro. Acreditamos que reclamações por parte de qualquer diretoria mancham a imagem do campeonato e, por isso, vínhamos adotando como postura não nos manifestarmos depois de cada jogo, apesar de já termos presenciado várias situações que, ao nosso ver, prejudicaram claramente nossa equipe.

Não podemos, porém, nos calar após o acontecido na partida de hoje. A coincidência temporal entre a pressão pública feita por diretorias de concorrentes ao título e o ocorrido em campo no jogo contra o Athletico Paranaense nos preocupa muito. A atuação da arbitragem, tanto no campo quanto no VAR, foi desastrosa e muito prejudicial ao Flamengo.

Esperamos que episódios como esses não voltem a ocorrer, especialmente no dia 23, quando o árbitro de hoje estará envolvido novamente em uma partida importantíssima.

Uma arbitragem isenta e de alto nível: isto é o que o futebol brasileiro deseja e precisa.”