Hully Paiva/SMCS

Na quarta-feira (1/12), a cantora e compositora Amanda Lyra apresentou o videoclipe da música Sem Reclamar, no espaço Valêncio Xavier, no Cine Passeio. A artista tem atrofia muscular espinhal e o clipe é inteiramente estrelado por pessoas com deficiência.

O lançamento marca com antecipação o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente nesta sexta-feira (3/12). O vídeo foi produzido por mulheres, com recursos da Lei Aldir Blanc, de apoio à Cultura. Além da Fundação Cultural, conta com a participação da Assessoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba.

O clipe foi exibido em duas versões, com e sem audiodescrição, no espaço Valêncio Xavier, que é totalmente equipado para acessibilidade e tem piso sem elevações para cadeirantes circularem facilmente. Amanda se emocionou ao falar do filme e ressaltou como ele pode influenciar outros projetos do gênero.

“Foi um ano nos esforçando para esse clipe sair, por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19, e agora conseguimos lançá-lo em uma sala de cinema, isso é muito bom”, comentou a cantora.

Sem Reclamar foi escrita pela cantora em 2016 e ela a descreve como uma música de protesto e seu título como uma provocação. “Eu estou cansada de reclamar, a gente gostaria de não ter nada para reclamar”, diz. Amanda ressalta que as pessoas com deficiência se veem obrigadas a reclamar constantemente para terem direitos garantidos.

O clipe estará no canal da artista (Youtube/amandalyra) nesta sexta-feira (3/12).