Lucilia Guimarães/SMCS

No sábado (23/2) teve início as conferências locais promovidas pelo Conselho Municipal da Saúde de Curitiba. Os encontros reúnem gestores, trabalhadores e prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde para avaliar e discutir as ações de saúde pública. No primeiro fim de semana, cinco reuniões estavam agendadas nos bairros Boqueirão e Boa Vista. Até 18 de maio, serão 111 conferências locais, uma para cada unidade de saúde. 

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, explica que Curitiba é uma das poucas cidades no Brasil que realiza uma conferência para cada unidade. “Isso demonstra a nossa transparência e comprometimento com a população. Momentos democráticos como esses são essenciais para construção de uma saúde cada vez mais efetiva”, explicou.

Participante da Pastoral da Criança no Pilarzinho, Natalina de Miranda Nunes, 47 anos, vai participar pela primeira vez de uma conferência local para contribuir com os serviços do seu bairro. “Por meio da participação no Conselho Local de Saúde espero ter a oportunidade de fortalecer o elo entre a população e a unidade de atendimento”, complementou.

Etapas

Em cada conferência local são serão eleitas cinco propostas. Elas serão encaminhadas para debate nas dez conferências distritais do município, entre junho e agosto.

As propostas elencadas nas etapas distritais, por sua vez, serão somadas a novas ideias durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba, de 4 a 6 de outubro. Ao final do evento, as propostas aprovadas se tornam diretrizes incorporadas ao Plano Municipal de Saúde para a próxima gestão municipal.

Durante as conferências locais serão escolhidos os delegados que irão representar suas comunidades nas conferências distritais e também haverá eleição da composição dos Conselhos Locais de Saúde para os próximos 4 anos.

Controle social

As conferências locais são um espaço para o debate e avaliação da saúde nos bairros e fomentam a discussão do controle social dentro do SUS Curitiba – participação da população na elaboração de políticas de saúde e também de acompanhamento dos resultados.

A participação da população nas etapas locais, tem grande peso para o resultados final das propostas na Conferência Municipal, explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Adilson Tremura. “É muito importante que a população se envolva em todas as fases da conferência, mas principalmente nas locais, que são onde as propostas começam a ser desenhadas, quem sabe melhor as necessidades dos seus bairros são os usuários do serviço”, contou.

Como participar

As conferências são abertas a toda população. Participam como delegados (com poder de voto), trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS e também usuários dos serviços que sejam representante de alguma instituição de abrangência local – associação de moradores, escolas ou religiosas. Para estes, as inscrições devem ser feitas na unidade de saúde com dez dias de antecedência à data do evento.

Os demais interessados podem participar como observadores, com direito de se manifestar, mas não de votar. Basta se dirigir ao local, data e hora de realização da conferência.