Pandemia

Às vésperas da bandeira amarela, Curitiba registra nove mortes e 338 novos casos de Covid-19

(Foto: Itamar Crispin/Fiocruz)

Curitiba registrou neste sábado (26), véspera do retorno à bandeira amarela, 338 novos casos de covid-19 e 9 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. As novas vítimas são quatro homens e cinco mulheres, com idades entre 38 e 83 anos. Sete destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Até agora são 1.255 mortes na cidade em pessoas com diagnóstico da doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 43.143 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 38.104 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 3.784 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus hoje.

UTIs do SUS
Neste sábado, a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 81%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 76 leitos livres.

Bandeira amarela

Curitiba vai voltar para a bandeira amarela já neste domingo (27). O anúncio foi feito durante a live de divulgação do boletim da Covid-19 nesta sexta-feira (25). Curitiba estava na badeira amarela desde o feriado da Independência e da padroeira da Capital. A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Prefeitura Municipal de Curitiba. Segundo a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a decisão de voltar para a bandeira amarela já neste domingo é uma forma de ajudar as atividades. Com isso, supermercados, shoppings, restaurantes, a feira do Largo da Ordem, entre outros, podem funcionar neste domingo. "Estamos entrando em uma fase de estabilização", disse. Curitiba voltou ao patamar do início de julho em relação aos casos ativos — 307. A taxa de replicação também voltou a cair, e está em 0,81 no momento. Quando retornou para a bandeira laranja há três semanas, ela havia voltado a ficar bem acima de 1. "Nos ajude a manter a bandeira amarela", reforçou a secretária.

Veja como funcionam as atividades em Curitiba com a bandeira amarela

Números da covid-19 em 26 de setembro

338 novos casos
9 novos óbitos

Números totais
Confirmados – 43.143
Investigação – 658
Recuperados – 38.104
Óbitos – 1.255