Ricardo Marajó/FAS (Arquivo

A partir da próxima segunda-feira (10/12), todos os serviços ofertados pelos dez postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Curitiba, localizados nas Ruas da Cidadania, passarão a ser feitos por meio de agendamento eletrônico. O sistema, que já era usado para habilitação ao seguro-desemprego, valerá também para intermediação de mão de obra e solicitação de Carteira de Trabalho.

A intermediação de mão de obra inclui a pesquisa de vagas de emprego, alteração de cadastro do trabalhador e busca de carta de encaminhamento para entrevista de emprego. O atendimento às empresas também poderá ser agendado, caso o empregador prefira escolher data e horário e ir até o posto para cadastrar vagas de emprego.

O diretor de Relações para o Trabalho da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, Cesário Ferreira Filho, explica que a medida permitirá a melhor organização para os trabalhadores – que poderão agendar dia e horário para irem ao posto -, e para os atendentes, que terão controle do atendimento diário.

“Com o agendamento, os trabalhadores não precisarão mais acordar cedo e se deslocar para os postos, sem a garantia do atendimento”, disse o diretor. Segundo ele, atualmente, as filas de trabalhadores se formam antes mesmo de os postos abrirem e como cada unidade tem uma capacidade, nem todos os trabalhadores conseguem pegar as senhas para atendimento.

Agendamento

Para agendar algum serviço, o trabalhador deverá acessar o site da Prefeitura de Curitiba, no endereço www.curitiba.pr.gov.br, e clicar no banner digital “Agende seu atendimento no Sine”. O acesso também poderá ser feito no link  www.curitiba.pr.gov.br/trabalhoemprego e na sequência seguir o passo a passo, de acordo com o serviço selecionado.

O agendamento poderá ser feito sempre a partir das 8 horas, com horários disponíveis das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Caso o trabalhador não tenha internet, a Prefeitura oferece espaços com acesso gratuito nos Telecentros das Ruas da Cidadania, Faróis do Saber, bibliotecas públicas e em 11 pontos turísticos com rede wi-fi gratuita. Os endereços podem ser conhecidos no site www.passaportecuritiba.org.br.

Os dez postos municipais do Sine registram diariamente, em média, 700 atendimentos para pesquisa de vagas e encaminhamentos para emprego, para emissão de Carteira de Trabalho e 160 atendimentos para habilitação do seguro-desemprego.