Fabio Wosniak / site oficial do Athletico – Paulo Autuori: primeiro jogo pelo Athletico no Brasileirão

O Athletico faz, neste sábado (14), o “jogo dos piores” diante do Goiás. A partida – a ser disputada no estádio da Serrinha, em Goiânia, a partir das 17 horas – é válida pela 21ª rodada do Brasileirão e coloca em campo as duas equipes de pior campanha na competição. Mas não apenas isso.

No Brasileirão, o Athletico tem a segunda pior campanha, com apenas 19 pontos em 19 jogos. Ocupa a 19ª posição e tem o segundo pior aproveitamento de pontos (33%). O Vasco também tem 19 pontos, mas disputou um jogo a menos. O Goiás, por possua vez, está com 12 pontos, na lanterna da competição. E, logicamente, tem o pior aproveitamento de pontos (22%).

Além disso, o Furacão conta com o pior ataque do Brasileirão, com 15 gols marcados em 19 jogos (média de 0,78 por jogo). Os times que têm o segundo pior ataque são Coritiba, Atlético-GO e Fortaleza, com 18 gols cada. Até o Goiás marcou mais: soma 21. Por outro lado, o alviverde goiano tem a pior defesa da competição, com 33 gols sofridos em 18 jogos (média de 1,83 por jogo).

Os dois times ainda sofreram com jejuns de vitórias. O Athletico emendou 11 partidas seguidas sem vencer, sendo sete pelo Brasileirão, duas pela Libertadores e duas pela Copa do Brasil. A sequência negativa foi quebrada na última rodada, quando o time bateu o Fortaleza por 2 a 1, na Arena. O Goiás, por sua vez, não vence há 10 jogos – todos pelo Brasileirão.

O alento para o Athlético é a presença de Paulo Autuori à beira do campo pela primeira vez no Brasileirão. Ele foi contratado há três rodadas, em substituição a Eduardo Barros, mas ainda precisava cumprir uma suspensão imposta quando ele ainda dirigia o Botafogo. Assim, o time paranaense foi dirigido pelos auxiliares Bruno Franco (dois jogos) e Tulio Flôres (um jogo).

Autuori não poderá contar com o lateral Márcio Azevedo que sentiu dores na coxa e nem viajou a Goiânia. Abner entra na lateral. A dúvida é no ataque, entre Reinaldo e Carlos Eduardo.

GOIÁS x ATHLETICO

Goiás: Tadeu; Juan Pintado, David Duarte, Chico e Caju; Gilberto, Ariel Cabral e Keko; Douglas Baggio (Shaylon), Fernandão e Vinícius. Técnico: Enderson Moreira
Athletico: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Wellington, Erick e Leo Cittadini; Nikão, Renalto Kayzer e Reinaldo (Carlos Eduardo). Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Serrinha em Goiânia, sábado, às 17 horas