Geraldo Bubniak – Pedrinho comemora gol do Athletico

O time de aspirantes do Athletico Paranaense venceu por 4 a 1 o Londrina, nesse sábado (dia 25) à tarde, na Arena da Baixada, pela 3ª rodada da 1ª fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ampliou sua vantagem na liderança, agora com nove pontos, e não pode ser alcançado por nenhum adversário até o final da rodada. A equipe do Interior ficou em 2º lugar, com seis pontos. Após 11 rodadas, os oito primeiros avançam para as quartas de final.

O resultado ampliou uma invencibilidade histórica. O Londrina nunca venceu o Athletico na Arena da Baixada, desde a construção do estádio, em 1999. Foram dez jogos no estádio, com sete vitórias do Furacão e três empates.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico teve no primeiro tempo uma performance semelhante à apresentada na vitória por 1 a 0 sobre o PSTC. Foi organizado na defesa, mas apresentou dificuldades para criar chances. Mesmo com apoio frequente dos laterais e do volante Christian, o time pouco finalizava. O poderio ofensivo só aumentou na metade da primeira etapa, quando Pedrinho foi recuado para ajudar na construção e Elias Carioca ficou fixo como centroavante. Depois disso, o time evoluiu aos poucos dentro do jogo e deslanchou no segundo tempo.

ESCALAÇÃO
As novidades na escalação do Athletico foram os pontas Elias Carioca e Breno Lopes. O esquema tático foi o 4-4-2, com os quatro do meio-campo atuando em linha (Léo Gomes e Christian centralizados, Denner na direita e Breno Lopes na esquerda). Na frente, o time jogou sem centroavante. Os dois atacantes (Pedrinho e Elias Carioca) tinham liberdade de movimentação por todo setor ofensivo. Durante o jogo, porém, o time apresentou uma variação, com Elias ficando fixo como centroavante e Pedrinho recuando para ajudar na construção. O ponta Jáderson foi novamente improvisado na lateral-esquerda.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. Os dois times foram fortes e eficientes na marcação. Pelo Londrina, as jogadas de pivô do centroavante Miullen e as infiltrações do meia Danilo foram o destaque positivo. Já o Athletico incomodou com os cruzamentos de Léo Simas e a movimentação de Pedrinho.

Na primeira etapa, cada time teve uma grande chance. O Athletico teve uma falta na meia-lua e Christian mandou a cobrança na trave, aos 30 minutos. Aos 37, o Londrina teve pênalti, cometido por Breno Lopes em Danilo. Miullen cobrou e o goleiro Anderson defendeu.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol. Já no 1º minuto, Denner cobrou escanteio e Léo Gomes chutou no canto: 1 a 0. O jogo seguiu equilibrado, mas com os times atacando com mais frequência. O Londrina empatou aos 23, em bola longa do goleiro para o ataque. Danilo Boza cortou mal e Marcelinho aproveitou: 1 a 1. Aos 24, saiu Elias Carioca e entrou o ponta Reinaldo. Com isso, Breno Lopes virou centroavante — Reinaldo e Denner eram os pontas. A partir daí, o Athletico deslanchou. Fez 2 a 1 aos 25, em passe de Denner para finalização de Breno Lopes. E ampliou para 3 a 1 aos 33, em bela jogada individual de Pedrinho. Aos 36, saiu Léo Simas e entrou o ponta Kleiton, que ficou improvisado na lateral. Aos 42, saiu Pedrinho e entrou o atacante Jajá. O quarto gol veio aos 47, após escanteio de Denner, desvio de Danilo Bpza e cabeceio de Jajá.

ATHLETICO 4×1 LONDRINA
Athletico: Anderson; Léo Simas (Kleiton), Walber, Danilo Boza e Jáderson; Léo Gomes, Christian, Denner e Breno Lopes; Elias Carioca (Reinaldo) e Pedrinho (Jajá). Técnico: Eduardo Barros
Londrina: Matheus Albino; Raí Ramos, Augusto, Lucas Costa e Victor Luiz (Igor Miranda); Júlio Rusch e Pedro Cacho; Uelber, Danilo (Paulinho Mocellin) e Marcelinho; Miullen (Igor Paixão). Técnico: Alemão
Gols: Léo Gomes (5-2º), Marcelinho (23-2º), Breno Lopes (25-2º), Pedrinho (33-2º) e Jajá (47-2º)
Cartões amarelos: Marcelinho, Miuellen, Pedro Cacho (L). Walber (A).
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani
Público: 8.232 total
Local: Arena da Baixada, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
5 – Miullen faz o pivô e ajeita para Danilo, que chuta sobre o gol.
14 – Léo Simas cruza rasteiro. Elias Carioca não alcança. O goleiro segura.
23 – Denner chuta de fora da área. O goleiro segura no centro.
30 – Pedrinho faz boa jogada pela esquerda de cruza para Denner, na meia-lua. Ele é derrubado por Uelber. Falta. Christian cobra com um chute forte. A bola bate na trave.
37 – Miullen faz o pivô, Danilo recebe na área e cai ao dividir com Breno Lopes. O árbitro marca pênalti. Miullen cobra rasteiro, à direita do goleiro, que cai e defende.
40 – Denner para Pedrinho, na área. Ele chuta rasteiro. O goleiro rebate. Breno Lopes pega o rebote e chuta. O goleiro salva com os pés.

Segundo tempo
2 – Gol do Athletico. Escanteio. Denner cobra para o miolo da área. Léo Gomes chuta no ângulo.
3 – Elias Carioca recebe lançamento nas costas da defesa e chuta. O goleiro segura.
5 – Christian chuta de fora da área. O goleiro salva com a perna.
19 – Falta na esquerda. Christian cruza. A zaga tira mal. Breno Lopes pega o rebote dentro da área e tenta o toque por cobertura. A bola passa perto.
21 – Augusto pega rebote fora da área e solta a bomba. Anderson espalma.
23 – Gol do Londrina. O goleiro lança para o ataque. Danilo Boza corta mal e a bola sobra para Marcelinho, na cara do gol. Ele dribla Anderson e toca para o gol vazio.
25 – Gol do Athletico. Denner toca para Breno Lopes, que invade a área e chuta cruzado.
28 – Breno Lopes faz boa jogada na direita e cruza rasteiro. Reinaldo fura na cara do gol e perde chance incrível.
33 – Gol do Athletico. Pedrinho parte da direita, dribla um e chuta da meia-lua. A bola entra no canto.
43 – Denner toca para Jajá, na área. Ele tenta duas vezes e o goleiro salva ambas.
44 – Cruzamento. Paulinho Mocellin fica na cara do gol, mas erra o domínio e perde gol feito.

47 – Gol do Athletico. Denner cobra escanteio. Danilo Boza desvia de cabeça e Jajá cabeceia no canto.