Arquivo Bem Paraná – O lateral Abner: passagem pelo Real Madrid

O Athletico Paranaense está negociando a contratação do lateral-esquerdo Abner, 22 anos, que disputou a Série B de 2018 pelo Coritiba. A informação é do Globoesporte.com. O jogador teve passagem irregular pelo clube alviverde. Na Série B de 2018, disputou 19 das 38 rodadas, fez duas assistências e não marcou gols. No ranking de desempenho do Sofascore, Abner foi o 20º melhor entre os 38 jogadores do Coxa na segunda divisão nacional.

O lateral-esquerdo foi revelado nas categorias de base do Coritiba. Chegou a disputar uma partida como profissional no clube paranaense, no Brasileirão de 2013 – atuou nos 26 minutos finais do empate por 2 a 2 com o Goiás.

Em 2014, o Coritiba tinha 40% dos direitos econômicos de Abner e vendeu essa parcela por dois milhões de euros para um grupo de empresários. Em seguida, esse grupo vendeu 100% do jogador para o Real Madrid. O valor dessa transação não foi divulgado.

O jogador rompeu o ligamento do joelho três vezes: uma em abril de 2014 (no Coritiba), outra em setembro de 2014 (já no Real Madrid) e a última em setembro de 2015.

No clube espanhol, ficou no time B, chamado de Real Madrid Castilla, que disputava a terceira divisão nacional. Foi pouco utilizado nos dois primeiros anos, devido às duas lesões no joelho. Na temporada 2016/17, foi titular em 10 jogos e entrou como substituto em 11.

Na temporada 2017/18, Abner estava emprestado pelo Real Madrid para o Estoril, de Portugal. Disputou 11 jogos (oito como titular) pelo clube português.

No Athletico, Abner provavelmente será utilizado no time de aspirantes, que está sem lateral-esquerdo desde a saída de Nicolas (emprestado para o Atlético-GO).