SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Athletico-PR disputará, no meio desta semana, duas partidas em um intervalo de pouco mais de 24 horas. A primeira delas acontece nesta terça-feira (9), a partir das 19h15, contra o Tolima, pelo grupo G da Copa Libertadores. A segunda é na quarta (10), às 21h30, diante do Coritiba, em decisão do segundo turno do Campeonato Paranaense. Ambas serão na Arena da Baixada.

Serão 26 h e 15 min entre os apitos iniciais dos jogos, o que, teoricamente, não é permitido de acordo com o art. 25 do RGC (Regulamento Geral de Competições) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol): “Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida em competições sem observar o intervalo mínimo de sessenta e seis (66) horas”.

A regra das 66 horas foi estabelecida no fim de 2017 após um acordo entre a CBF e a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol).

Em seu regulamento, a CBF manteve o parágrafo que lhe permite exceções às regras do intervalo mínimo. O texto diz que, em casos excepcionais, a Diretoria de Competições poderá permitir partidas em jogos com intervalo menor desde que com autorização médica.

Procurada pela reportagem, a entidade não respondeu às perguntas da reportagem sobre a abrangência do RGC. Ou seja: se a CBF pode interferir na questão.

A FPF (Federação Paranaense de Futebol), por sua vez, alega que a data da decisão do segundo turno (quarta-feira) foi homologada com aval do Athletico, que não vê problemas quanto ao intervalo por estar utilizando duas equipes diferentes nas competições.

Enquanto Rafael Guanaes comanda o time de aspirantes do Athletico, classificado para a decisão do segundo tuno do estadual, Tiago Nunes é o técnico da equipe principal, que desde o começo do ano só atua na Libertadores e ocupa a liderança de seu grupo, com seis pontos em três jogos.

Também procurado pela reportagem, o Athletico não se posicionou sobre o curto intervalo entre as partidas e nem informou se relacionará algum jogador para os dois confrontos.