Valquir Aureliano – Bissoli comemora gol sobre o Peñarol

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Peñarol, nessa terça-feira (dia 3) à noite, na Arena da Baixada, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Após as seis rodadas dessa fase, os dois primeiros avançam para as oitavas de final — o terceiro colocado vai para a Copa Sul-Americana 2020.

A equipe principal volta a jogar em 11 de março, contra o Colo Colo, no Chile.

Com o técnico Dorival Júnior, o time principal do Athletico soma agora duas vitórias, um empate e uma derrota em jogos oficiais.

O time uruguaio, pentacampeão da Libertadores e 50 vezes campeão nacional, soma agora uma vitória e duas derrota em jogos oficiais em 2020.

ARBITRAGEM
O Athletico teve um pênalti claro não marcado aos 47 minutos do 1º tempo. A imagem da TV (Foxsports) mostra que Giovanni Gonzalez cortou com o braço uma jogada de Nikão. O ex-árbitro Carlos Eugênio Simon afirmou na transmissão da Fox Sports que houve pênalti no lance.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico soube lidar na maior parte do tempo com a truculência e o ‘jogo de nervos’ dos uruguaios. O time paranaense teve um pênalti não marcado no 1º tempo, acertou duas bolas na trave e criou outras três chances de gol. Enquanto isso, o Peñarol ficou recuado e praticamente não atacou. O gol da vitória veio aos 31, em cruzamento de Nikão e finalização ‘de letra’ de Bissoli. O centroavante, de 22 anos, soma agora três gols em quatro jogos pelo Furacão.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
Sem o goleiro Santos, lesionado, o técnico Dorival Júnior repetiu a escalação da última partida – vitória sobre o Cascavel CR. Ele manteve o esquema tático 4-1-4-1, com Wellington como único volante. Na linha de quatro, Nikão e Carlos Eduardo atuaram pelos lados do campo, com Léo Cittadini e Erick centralizados. O lateral-esquerdo Adriano novamente foi improvisado na lateral-direita, com Jonathan iniciando no banco.

ESCALAÇÃO DO PEÑAROL
O Peñarol não tinha o volante Gargano e o atacante Urretaviscaya, lesionados. O técnico Diego Forlán armou no time no 4-4-1-1.

PRIMEIRO TEMPO
O time uruguaio começou o jogo com postura ultradefensiva, com as duas linhas de quatro bem recuadas e compactas. Com a bola, a arma era a bola longa para o centroavante espanhol Xisco, de 1,88 m de altura. O Athletico não se encontrou nos 15 minutos iniciais. Depois disso, porém, tomou conta do jogo e passou a levar perigo com a infiltração dos laterais. Aos 28, após escanteio cobrado por Adriano, Thiago Heleno finalizou no travessão, de cabeça. Aos 47, o árbitro deixou de marcar pênalti claro para o Furacão – em lance de Nikão com Giovanni González.

SEGUNDO TEMPO
O Athletico voltou do intervalo dominando e criando chances. Aos 5, Carlos Eduardo chutou perto. Aos 13, Erick exigiu boa defesa do goleiro. Aos 17, Bissoli cabeceou no canto, goleiro espalmou e a bola tocou na trave. O Peñarol continuou recuado e sofrendo atrás. Aos 21, saiu Erick e entrou o meia Fernando Canesin. O esquema seguiu o mesmo. O gol veio só aos 31, em lançamento de Thiago Heleno, jogada de Nikão na ponta e finalização ‘de letra’ de Bissoli: um golaço. Aos 44, saiu Adriano e entrou o lateral-direito Jonathan. Aos 45, saiu Carlos Eduardo e entrou Marquinhos Gabriel.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Athletico somou 67% de posse de bola, 16 finalizações (4 certas), 83% de precisão nos passes e 3 escanteios. O Peñarol teve 33% de posse de bola, 5 arremates a gol (1 certo), 57% de precisão nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 1×0 PEÑAROL
Athletico: Jandrei; Adriano (Jonathan), Robson Bambu, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington; Erick (Canesin), Léo Cittadini, Nikão e Carlos Eduardo (Marquinhos Gabriel); Guilherme Bissoli. Técnico: Dorival Júnior
Peñarol: Dawson; Giovanni Gonzalez, Kagelmacher, Abascal e Gabriel Rojas; Krisztián Vadócz, Matías De los Santos (Christian Bravo), Jesús Trindade e Piquerez (Acevedo); David Terans (Pellistri); Xisco Jiménez. Técnico: Diego Forlan
Gol: Bissoli (31-2º)
Cartões amarelos: Rojas, Terans, Trindade, Bravo (P). Robson Bambu, Cittadini, Carlos Eduardo, Márcio Azevedo (A).
Árbitro: Eber Aquino (Paraguai)
Público: 20.621
Local: Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
18 – Depois de bate e rebate na área, Cittadini chuta da meia-lua. O goleiro segura, quase no centro.
22 – Wellington acerta bom lançamento e encontra Adriano livre na área. Ele chuta cruzado. A bola vai ao lado.
28 – Escanteio. Adriano cruza e Thiago Heleno cabeceia. A bola bate no ângulo da trave.
47 – Nikão tenta o drible na área e Giovanni Gonzalez corta com o braço. Pênalti claro. A arbitragem nada marca.

Segundo tempo
1 – Bom lançamento de Márcio Azevedo. Cittadini recebe na área e cruza rasteiro. A zaga salva na pequena área.
5 – Carlos Eduardo parte da ponta-esquerda, corta para dentro e chuta de fora da área. A bola passa perto.
13 – Nikão invade a área e rola para Erick, na marca do pênalti. Ele chuta no canto e o goleiro salva.
17 – Adriano cruza da direita. Bissoli cabeceia no canto. O goleiro espalma. A bola toca na trave.
31 – Gol do Athletico. Thiago Heleno lança. Nikão domina na ponta-direita, dribla e cruza rasteiro. Bissoli finaliza ‘de letra’. Golaço.