Miguel Locatelli / Site oficial do Athletico – Bruno Guimarães e Robson Bambu

O técnico André Jardine anunciou nesta segunda-feira (16) a convocação da seleção brasileira para o Pré-Olímpico, que será realizado na Colômbia no início de 2020. Dois jogadores do Athletico foram chamados: o zagueiro Robson Bambu e o volante Bruno Guimarães. Por outro lado, o lateral-esquerdo Renan Lodi, formado no Athletico e que hoje defende o Atlético de Madri, ficou de fora. Os jogadores convocados são sub-23; nascidos, no máximo, depois de 1º de janeiro de 1997.

Como a competição não faz parte do calendário oficial da Fifa, a CBF tem de negociar a liberação dos jogadores com os seus clubes. Com isso, alguns nomes precisaram ficar de fora da lista – caso de Lodi e também dos atacantes Rodrygo e Vinicius Junior, ambos do Real Madrid.

Assim, ainda há o risco de que alguns desses jogadores convocados nesta segunda-feira não sejam liberados pelos seus clubes, embora a CBF tenha destacado que conversou com as equipes antes da divulgação da lista.

“A gente acredita que a lista seja definitiva. As competições na Europa ainda estão acontecendo, atletas atuando, outros de férias. A gente torce para que seja definitiva, mas estamos preparados. Construímos uma ideia para não ficarmos presos a jogadores”, afirmou Jardine, nesta segunda-feira (16), em entrevista coletiva.

O treinador falou sobre Bambu na coletiva. “Fiquei impressionado com o nível de atuação dele nas finais da Copa do Brasil, especialmente o jogo do Beira-Rio. Mostrou ali uma maturidade e uma personalidade muito grandes. Desde então que eu procuro encaixar ele em alguma convocação”, disse o treinador. “Ele teve uma lesão que inviabilizou na última convocação, mas, neste momento, ele faz muito por merecer”.

O Pré-Olímpico será disputado a partir de 18 de janeiro, sendo que a estreia do Brasil vai ser no dia seguinte, contra o Peru. Na sequência da primeira fase, terá pela frente Uruguai (dia 22), Bolívia (dia 28) e Paraguai (dia 31). Os dois primeiros colocados da chave vão se classificar para o quadrangular final.

Essa etapa decisiva vai ser disputada até 9 de fevereiro, sendo que os dois primeiros colocados vão se classificar à Olimpíada de Tóquio. E a seleção vai iniciar a sua preparação em 3 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde treinará até o dia 15.

Em sua preparação para o Pré-Olímpico, a seleção disputou 11 partidas sob o comando de Jardine, com oito vitórias, um empate e duas derrotas, incluindo a conquista do Torneio Maurice Revello, o tradicional Torneio de Toulon.

A lista de convocados da seleção para o Pré-Olímpico:

Goleiros: Cleiton (Atlético-MG) Ivan (Ponte Preta) e Phelipe (Grêmio).

Laterais-direitos: Emerson (Betis) e Guga (Atlético-MG).

Laterais-esquerdos: Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Fluminense).

Defensores: Gabriel (Lille), Ibañez (Atalanta), Robson Bambu (Athletico-PR) e Walce (São Paulo).

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Athletico-PR), Douglas Luiz (Aston Villa), Igor Gomes (São Paulo), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Flamengo) e Wendel (Sporting Lisboa).

Atacantes: Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen), Pedrinho (Corinthians) e Yuri Alberto (Santos).